Muitas vezes, os proprietários de orquídeas se deparam com um fenômeno tão incompreensível para eles como o crescimento excessivo de raízes aéreas que literalmente se projetam para fora do vaso.
Existem várias razões pelas quais isso pode acontecer.
1. O primeiro fator que afeta a formação de um grande número de raízes é a falta banal de umidade.
Como a orquídea tem sede, ela procura satisfazer sua necessidade de água cultivando raízes para extrair a umidade do ar.
2. A falta de luz e ultravioleta leva a um resultado semelhante. Na tentativa de potencializar o processo de fotossíntese, a flor contida na penumbra cria cada vez mais novas raízes.
3. Se o solo no vaso for muito denso, o substrato endurecerá e as raízes apodrecerão. Para evitar a morte, a orquídea será obrigada a retomar a formação de raízes fora do vaso.
4. As raízes aéreas também são formadas ativamente quando o substrato é salinizado ou acidificado.
Reconhecer tais fenômenos não é difícil – um revestimento branco ou amarelo se forma na casca e nas raízes do vaso. Uma situação semelhante ocorre com o excesso de fertilizantes ou o uso de água dura para irrigação.
5. Finalmente, outro motivo que pode causar o aparecimento de raízes adicionais é o ar seco e muito quente.
Se a orquídea estiver perto de uma fonte de calor, mova-a para outro local onde a flor não sofra superaquecimento e ar seco.