O segundo maior gênero da família Orchidaceae, com mais de 1300 espécies, perdendo apenas para o gênero Bulbophyllum.
Um gênero normalmente desprezado e de baixíssimo valor comercial. Um gênero de flores pequenas e com atrativos difíceis de ver a olho nu. Estou falando do gênero Pleurothallis.
A Pleurothallis sonderana é natural das matas úmidas e nubladas da Serra do Mar, nas regiões sul e sudeste do Brasil, e pode ser encontrada em altitudes que vão de 500 a 1500 metros, sempre fixada em galhos de árvores cobertos de musgo.
É uma epífita miniatura encontrada em uma ampla área e geralmente cresce nos ramos e troncos de árvores nas áreas mais frias das serras.
Prefere sombra, temperaturas frias e boa circulação do ar. Com folhas carnudas estreitas com 3 cm de comprimento, crescimento ereto. Inflorescência na base da folha que ocorre no verão.
As mais de mil espécies deste gênero, quase todas micro-orquídeas, também podem ser encontradas desde os Estados Unidos até o norte da Argentina. A maioria de suas espécies está em locais altos da Cordilheira dos Andes, principalmente na Colômbia e no Peru.
No Brasil podemos encontrar centenas de plantas deste gênero, em todos os biomas, com maior incidência na Mata Atlântica.
Apesar de ser uma planta típica da Serra do Mar, onde ocorre em abundância, esta orquídea é muito comum nas praças e parques de Curitiba.
É uma orquídea de fácil cultivo, sempre que atendidas as exigências básicas da planta. Seguem algumas recomendações:
* Embora muitos colecionadores utilizem vasos de plástico, a sugestão é cultivá-la em casca ou tronco de árvore.
Mas, se você utilizar vasos, então deve usar o substrato composto por partes iguais de casca de pinus, esfagno e carvão vegetal;
* Procure manter uma boa umidade no cultivo, porém cuidado: esta planta não tolera excessos nas raízes, que apodrecem se ficarem encharcadas;
* Não gosta de muita luminosidade. Recomendo cultivo em lugares com 60% de sombreamento, e temperaturas entre 0 (zero) e 35ºC.
Esta simpática micro-orquídea tem flores amarelas que medem 0,3 x 0,5cm, suportadas por hastes de até 3cm com 1 a 5 flores.
Floresce no verão mas, se bem cultivada pode florir mais de uma vez por ano.