As orquídeas são monocotiledôneas e geralmente possuem folhas simples com veias paralelas, embora também possam ter uma venação reticulada como no caso da Vanilloideae.
As folhas podem ser ovais, lanceoladas ou orbiculares e também variar bastante em tamanho. As características das folhas são geralmente diagonais, alternadas na haste e frequentemente pregueadas e sem estípulas.
A forma e característica de cada folha de orquídea demonstra o habitat da planta. Por exemplo, as espécies que recebem uma grande quantidade de luz solar têm folhas grossas, coriáceas e as lâminas são cobertas por uma cutícula de cera para retenção de água. Já espécies que vivem na sombra tem folhas longas e finas.
A folha é uma defesa natural da orquídea contra o excesso de transpiração, evitando perda de água e propiciando maior resistência à seca.
Podemos saber se as plantas estão recebendo luminosidade adequada pelo colorido que as folhas apresentam: quando amarelas ou amareladas elas estão sem dúvidas sendo cultivadas com muita luz.
Se a cor for de verde escuro então pode estar faltando a luminosidade adequada para a planta. Lembre-se de manter as folhas sempre limpas para que possam respirar.
Elas são sensíveis e logo reagem a vários tipos de problemas pelos quais a orquídea pode estar passando. Ficar atento às folhas da sua planta pode ajudar a solucionar um problema antes que ele se torne mais grave.
Você já ouviu falar na “regra da alface”? As folhas de uma orquídea saudável têm um tom de verde bem vivo, com a coloração bem próxima à de uma folha de alface.
Se as folhas da sua orquídea estiverem amareladas, pode ser um sinal de excesso de sol, enquanto manchas circulares com tons de marrom (inclusive com bordas amareladas) ou anéis avermelhados podem ser sinal de doenças causadas por fungos.
Pelo aspecto da folha é possível descobrir se sua planta está desidratada, recebendo muito sol ou não, e se está sofrendo com doenças”
E não é apenas a coloração das folhas que pode apontar problemas: folhas mais longas que o normal geralmente são sinal de falta de luz. É como se sua planta estivesse se “esticando” para alcançar mais luz. E se você encontrar rugas nas folhas, fique atento à umidade do ambiente, pois esse é um sinal de desidratação.