O nome cacto significa planta com espinhos, pêlos e com o caule cheio de água. Suas formas são variadas, eles podem ter de dois centímetros até dez metros de altura e alguns dão belas flores, atraindo insetos e pássaros. A grande vantagem de um jardim de cactos é que não é preciso regá-lo diariamente, pois estas plantas são oriundas de lugares secos, onde a água é escassa, logo, são altamente resistentes ao sol e não dão tanto trabalho. Mesmo atravessando longos períodos sem chuvas, eles conseguem permanecer verdes e vigorosos.
Siga as dicas abaixo de como montar um belo jardim de cactos:
1- O solo precisa ser preparado com terra comum, areia grossa e matéria orgânica, para dar boa drenagem;
2- Os cactos precisam de boa luminosidade, se estiverem na sombra eles crescem tortos em busca de sol e não florescem;
3- Podem ser regados a cada quinze dias no verão e não podem ser molhados no inverno, pois suas raízes armazenam água suficiente nessa época;
4- Deixe o cacto maior no centro do jardim, para que ele não esconda as outras espécies;
5- Não misture cactos de espécies muito diferentes, o ideal é que eles sejam mais ou menos do mesmo tamanho, pois os grandes têm as raízes muito compridas;
6- Para o acabamento, coloque areia ou pedrinhas pequenas em volta das plantas, isso protege os caules e deixa o jardim mais charmoso.
Pode ser fatal para um cacto ser cultivado dentro de casa ou junto com árvores, pois eles precisam de sol para se desenvolver. Além disso, a maneira de regar é diferente das outras plantas. O intervalo das regas deve ser feito quando o substrato estiver totalmente seco.