Ter um jardim em casa além de beleza estética do ambiente proporciona bem estar e alegria a moradores e visitantes. É possível ter um jardim fora de casa, um jardim interno ou mesmo um mini-jardim em um apartamento.
Para não errar e acabar se decepcionando com o resultado ao longo do tempo é bom se organizar na formação de seu jardim e começar escolhendo e planejando a distribuição das melhores plantas e flores para jardim. Existem flores que se adaptam melhor a vasos ou substratos úmidos e não resistem ao ambiente de um jardim aberto. Veja algumas dicas:
Alguns arbustos florescem o ano todo e mantêm a vivacidade do jardim, por exemplo: a azaléia, a lantana, o camarão-amarelo e a alegria-de-jardim. Estas são encontradas em cores variadas.
Outra planta resistente é o impatiens, que sobrevive bem à sombra de outros arbustos e não suporta sol direto principalmente no fim do dia, deve ser regado regularmente.
Se gostar da primavera florida pode optar pelas petúnias, lobélias, amor-perfeito, flor-de-mel, cravinas, begônias e sempre-vivas. Estas costumam durar um pouco mais que outras flores de primavera e podem até serem transportadas para outras mudas.
Gerânios, calêndulas e cravos podem ser plantados ao redor do jardim, são flores pequenas e têm propriedade de prevenir pragas, como pulgões, e espantar insetos. Isso manterá seu jardim mais bonito, sem folhas e flores picadas e murchas.
Se existir um muro ou algum suporte no seu jardim você pode utilizá-lo para as trepadeiras, como: lanterna-japonesa, primavera e brinco-de-princesa. Deve-se observar a poda destas sempre no início do inverno.
Como forração no centro do jardim pode-se plantar flores de jardim, por exemplo: hera, brilhantina e maria-sem-vergonha. E para o restante do jardim complete com flores médias e coloridas, dando o tom e a combinação que desejar, como: Iris, Narciso, Tulipa, Girassol, Rosas, Magnólia, Violeta, Begônia, Crisântemo, Hortência e Margarida.
Mas se morar em um apartamento pode optar por ter flores em uma jardineira ou mesmo jardim interno. Na jardineira dê preferência por plantas que caem como a begônia, o gerânio e a petúnia. Estas plantas aceitam bem a luz solar incidente por mais tempo.
Para um jardim interior é necessário procurar plantas que se adaptem bem ao ambiente fechado e que não precisem de luz e calor direto, apenas de iluminação indireta e rega duas ou três vezes por semana. São algumas delas: calanchoe, dracena, onze-horas, amor-perfeito, antúrio, azaléia, begônia, brinco-de-princesa, violeta, bromélia e orquídea.
Seja qual for seu ambiente disponível, antes de formar o jardim, observe a luz que incide sobre o local, horários de sol, vento, a harmonia das cores com a arquitetura e pintura do local e logicamente elabore um projeto de suas preferências pessoas. O jardim acima de tudo revela o bom gosto dos moradores do local. Aproveite e divirta-se admirando e cuidando das suas flores.