Como estamos com um inverno atípico, com temperaturas elevadas, devemos adiantar os cuidados das plantas para a Primavera, a estação das flores.
As plantas saem do estado de dormência que se encontram no inverno, e desabrocham em toda a sua beleza. Para evitar problemas neste processo fora de estação devemos acelerar os cuidados em um mês.
Algumas dicas
- Elimine as eventuais flores murchas, folhas e galhos secos. Isto dará mais força e beleza às flores que virão.
- Estação ideal para a semeadura de plantas anuais, como a margarida, onze-horas, crisântemo, papoula, calêndula, girassol. As anuais são as flores com visual mais intenso, porém, como o próprio nome diz, seu ciclo é anual. Precisam ser semeadas anualmente.
- Refaça seus vasos: Retire as plantas com o torrão e reserve. Pode as raízes em excesso (como quem apara as pontas dos cabelos), e refaça o substrato com uma mistura em três partes iguais de areia, terra e composto orgânico (pode ser húmus de minhoca, esterco de boi, galinha, cavalo ou coelho bem curtido). Recoloque a planta no vaso (se ela tiver crescido muito, troque por um vaso maior) na nova mistura de terra e molhe bem.
- Semeie ou plante algumas palmeiras, como a Areca, Palmeira-bambu e a Chamaedora (palmeira-leque).
-Esta é a estação ideal para o plantio de árvores ornamentais:
Faça uma cova de 60X60X60 de profundidade e adicione 30 litros de esterco curtido e 1 kg de farinha de osso misturado à terra. Regue em abundância depois do plantio.