Plantas e Luz
* O local ideal para plantas dentro de casa é em uma distância menor que dois metros da fonte de luz. Mas atenção. Se a planta estiver perto da janela, nada de fechar a cortina.
* Cuidado também com o ar condicionado. As plantas não devem ficar muito próximas a ele pois o efeito do vento pode ressecar e até queimar as folhas.
Plantas e Apartamentos
* O mais importante que se deve observar ao cultivar uma planta em apartamento é o ato de regar. Você tem que pensar que a planta depende apenas de você para se desenvolver.
* A pessoa encarregada de cuidar da planta dentro de um apartamento não deve regá-la demais nem de menos. Ao contrário do que muita gente pensa, a planta murcha não é apenas o resultado de falta de água, mas também de excesso. Lembre-se que dentro do apartamento, sem sol, a terra demora mais tempo para secar.
* A planta que fica dentro do apartamento precisa de muito cuidado pois tem um ar mais restrito e não tem sol.
Espécies recomendadas: Dracena arbórea, Pleomele e Palmeira Ráfis
Plantas e piscina
* Plantas e piscina são uma combinação maravilhosa quando o ambiente é bem planejado.
* Muitos fatores devem ser levados em conta na hora de escolher a espécie. Não use plantas que derrubem muitas folhas, como o bambuzinho, e também plantas com folhas miúdas. Além da sujeira, corre-se o risco de entupir o filtro da piscina.
* As plantas ideais para este local são aquelas de folhas grandes e que caem em pouca quantidade
* Na hora de escolher uma planta, leve em conta o ambiente tropical e de lazer que uma piscina proporciona.
* Evite também plantar grama muito próxima à borda da piscina. Você verá que, ao aparar a grama, a sujeira na piscina será muito grande. Nestes locais, opte por canteiros com folhagens.
Espécies recomendadas: Palmeiras, Helicônia, Ravenala e Ave do Paraíso.
Plantas e o clima da Região do Centro Oeste
* Nosso clima é muito quente, tem um inverno muito seco e uma estação de chuvas muito forte. As plantas daqui devem agüentar todas estas características, principalmente a baixa umidade do ar. * Uma planta que não suporta estas características, por exemplo, é a hortênsia. Ela pode até florescer, mas nunca vai ficar tão bonita como nas regiões de clima frio.
* Nossa região precisa de uma planta mais adaptada para nossas características.
Espécies recomendadas: Palmeira, Agave, alguns tipos de Jasmim grama esmeralda ou batatais (gramão), Bromélia, Pândano (que dá um bom efeito visual).
Plantas e locais pequenos
* Em locais pequenos o ideal é ter poucas plantas mas de valor expressivo, que tenham importância para o espaço.
* Deve-se evitar plantas estilo “touceira” ou misturar vários tipos de folhagem.
* Quando a área é pequena, se houverem muitas plantas, é provável que elas acabem competindo entre si. Nesse caso uma delas pode tornar-se predominante ou ainda pode ser que todas acabem morrendo, pois todas terão que dividir os nutrientes entre si.
* Em um jardim pequeno, o ideal é que pelo menos uma das plantas se destaque das outras, respeitando o dimensionamento da própria natureza. Para isso deve-se colocar também plantas de tamanho médio e pequeno.
Espécie recomendada: Palmeira Fênix, como planta de destaque.
Para locais pequenos sem sol: Lírio da Paz e Ráfis
Para locais pequenos com sol: Lírio Amarelo, Moréia e Pseudo Íris
Plantas e erros
* Um dos principais erros que as pessoas cometem em relação às plantas, é achar que todas as espécies podem se desenvolver em suas casas. Você deve se informar sobre as características da planta, qual o clima, espaço e cuidados adequados para ela.
* Ao plantar uma muda em casa, informe-se sobre o tamanho que ela poderá ficar. Ao contrário, você poderá ter muros quebrados e calçadas arrancadas.
* Cuidado com as plantas que você ganha de presente. Elas podem acabar “entulhando” o seu jardim e descaracterizando o espaço.
* Nunca plante espécies de características diferentes lado a lado. Um cactus, por exemplo, necessita de rega a cada 30 dias e não pode ser plantado ao lado de uma bananeira que precisa de água todos os dias.
Plantas fashion
* Assim como na moda, as plantas também têm espécies que estão em alta e até mesmo aquelas que foram moda voltaram a ser usadas depois de muito tempo.
* Estão em alta o Pândano, a Cica Revoluta, a Orquídea bambu e até mesmo a Espada de São Jorge, comum nos quintais das casas de nossas avós, e que hoje é “febre” em São Paulo
Plantas alto padrão
* Entre as espécies existem também aquelas que são as de “alto padrão” que além de muito bonitas, são extremamente caras. São elas: Dracena arbórea, Pleomele, que é volumosa e tem muita presença e a sensível Palmeira Camedora, que não suporta o sol.
Plantas e a terra
* A primeira coisa a se observar ao levar uma planta para casa, é a qualidade da terra. Ela deve ser de boa qualidade ou então adubada com esterco ou fertilizante.
•*Existe ainda a terra preparada (substrato) que já vem com todos os nutrientes que a planta necessita.
Muita atenção com a terra, de nada adianta comprar uma bela planta se não proporcionarmos condições para o seu desenvolvimento. E grande parte do sucesso deste desenvolvimento está relacionada com a terra.
Instruções para plantio
As instruções a seguir referem-se ao plantio diretamente no solo. Para vasos ou jardineiras, proceda de forma semelhante.
* Selecione um local de acordo com as exigências da planta escolhida (luminosidade, drenagem, etc.).
* Abra uma cova com as dimensões 60 cm x 60 cm x 60 cm, separando a porção de solo superior, que é mais fértil que a do fundo.
Adicione a esta parte os seguintes adubos:
- 100 gr de NPK 10-10-10
- 100 a 150 gr de superfostato simples, ou 400 gr de farinha de osso
- 100 a 150 gr de calcáreo dolomítico
- 5 a 10 litros de esterco ou composto orgânico
Misture bem, e leve ao fundo da cova. Coloque a muda, sem enterrar o “colo”. Complete com a terra que estava no fundo.
Escolha dias chuvosos ou nublados para o plantio.
Algumas espécies de plantas são sensíveis à radiação solar excessiva, e precisam de sombra em sua fase juvenil. Se for o caso, plante-as à meia-sombra ou utilize coberturas de tela sombreadora.
Saturday, 23. October 2010
Boa tarde!!
Tenho duas plantas de cica na frente da minha casa no jardim, gostaria de rancar uma, e colocá-la no outro canto de uma parte no jardim, corro risco dela morrer, ou tem alguma próporção para replantá-la?? é a primeira tiragem de folhas dela, é porque na parte que as duas estão plantadas, o espaço vai ficar pequeno pra elas. Agradeço a compreensão e aguardo retorno. Abraços.
Magslley