Os jardins sombreados geralmente requerem um pouco de esforço para se estabelecerem, mas somente um mínimo para serem mantidos. Por exemplo, com a luz do sol sendo tão disputada, a maioria das ervas daninhas não tem a menor chance: plantas e forrações estabelecidas na sombra tomam o que resta de luz, deixando nada para os possíveis competidores.
Na verdade, o maior esforço de limpeza das plantas geralmente consiste simplesmente em remover as incontáveis mudas de árvores que de algum modo sempre parecem conseguir transpor a cobertura de plantas.
Folhas caídas geralmente integram-se perfeitamente em um jardim sombreado: deixe-as onde caíram e elas serão uma cobertura natural que regenera e enriquece o solo, ao mesmo tempo ajudando a suprimir as ervas daninhas.
Folhas largas poderiam retardar o crescimento e devem ser quebradas em pequenos pedaços (passe por cima delas um cortador de grama ou alugue um lascador) antes de esparramá-las entre as plantas do jardim sombreado.
Jardins sombreados com intensa competição de raízes precisarão de uma ajuda especial.
Regue-os regularmente durante os períodos de seca. Lembre-se, você está irrigando por dois: as árvores que causam a sombra e as plantas que crescem embaixo dos galhos das árvores. Se você deixar a natureza tomar seu curso, as plantas do andar de baixo, que têm raiz rasa, serão as primeiras a morrer durante uma seca.
Você tem agora as ferramentas para projetar o jardim que quiser. Lembre-se, com um pouco de planejamento se vai realmente longe.