Para que um jardim esteja sempre bonito, ele precisa ser bem cuidado. Ou seja, é preciso alguns cuidados especiais com as plantas e com o solo. Na verdade, o cuidado envolve tudo que está relacionado a ele: controle de pragas, luz solar, adubagem e irrigação e não esquecer que um jardim precisa de cuidados diários. Um jardim precisa de atenção durante todo o ano.
Mas, não devemos esquecer que o clima das estações do ano diferem umas das outras e, que as plantas sentem essa diferença que existe entre elas tanto ou mais que os humanos. Por isso, para cada estação do ano as plantas pedem um cuidado especial. Portanto, o jardim também.
Utensílios necessários básicos para se cuidar de um jardim Quem tem um jardim, provavelmente já tem as ferramentas e utensílios necessários para cuidar dele. Mas, se ainda não os tem e está pensando em comprá-los, eis uma pequena lista de coisas necessárias para se cuidar de um jardim: rastelo, escarificador, ancinho, tesoura de pontas finas, regador, borrifador e luvas.
Hora de cuidar do solo A primeira coisa que devemos fazer é cuidar do solo. Para o solo estar pronto para as plantas que irá receber ou para aquelas que já estão nele, o cuidado é o mesmo. Primeiro prepare a terra para a adubação. A terra deve estar bem fofa. Caso não esteja, remexa-a até que fique.
Enquanto afofa a terra, pode ir misturando adubo orgânico. Se você quer melhorar o solo, pode consegui-lo com uma mistura de terra comum + terra vegetal + areia. Faça 15 litros dessa mistura, depois, acrescente uma colher de sobremesa de farinha de peixe, uma colher de sobremesa de nitrato de potássio e uma de farinha de ossos, em cada 5 litros da mistura que você fez. Misture tudo muito bem à terra do seu jardim.
Adubação As plantas de jardim, como qualquer outra planta, precisam de nutrientes para o seu crescimento, floração e multiplicação. E, esses nutrientes são retirados do solo. Por isso, a reposição dos nutrientes é tão importante. Os nutrientes são os adubos que podem ser orgânicos ou inorgânicos. Porém, os mais indicados são os orgânicos.
O adubo orgânico demora um pouco mais para ser absorvido pelo solo. Porém, ele permanece por muito mais tempo e a capacidade para reter a água no solo é aumentada. Alguns tipos de adubos orgânicos: farinha de osso, cascas de ovos ( as cascas de ovos são excelentes na adubação por serem ricas em potássio, magnésio e cálcio) , húmus de minhoca, esterco e torta de mamona. Tenha cuidado porém, com o excesso de adubo pois, pode prejudicar as plantas.
Insetos e Pragas Nos jardins sempre aparecem insetos. A maioria deles beneficia as plantas. Mas, aparecem pragas também, elas danificam e contaminam as plantas. Não use inseticidas. Para evitar que as pragas danifiquem as plantas, pode ser usada uma mistura de água com fumo.
Podas Toda planta precisa ser podada. Mas, é preciso observar que ela seja feita de acordo com a necessidade da planta.
Irrigação As plantas precisam de água para que estejam sempre saudáveis. Mas, o excesso pode apodrecer as raízes. O ideal é que se cultive em um jardim plantas com as mesmas necessidades de água.
Luz solar Lembre-se: a luz do sol é indispensável para que as plantas se alimentem.
Como cuidar do jardim no outono
No outono, a primeira coisa que se deve fazer em um jardim é uma boa limpeza. Ela deve ser feita com atenção para que não fique (nos canteiros ou vasos) nenhum inseto, ervas daninhas (elas retiram nutrientes do solo), raízes mortas ou torrões de terra seca. Ou seja, retire todas as impurezas.
É muito comum plantinhas indesejáveis aproveitarem o inverno para invadir canteiro e vasos. Observe bem para não deixar nenhuma folha seca e nem galho seco. Aquela folha amarela, mas que ainda está presa no caule da planta, precisa ser retirada. Para isso, use a tesoura de pontas finas. Nunca as arranque com as mãos, isso pode danificar a planta.
Como cuidar do jardim no inverno
No inverno as plantas precisam de cuidados redobrados porque, estão no período de dormência. Porém, elas perdem menos seiva e isso é bom para quando chegar a primavera elas estarem com mais força, mais viço e bem mais fortes contra as doenças e pragas. É uma época boa para o combate às pragas e doenças.
Consegue-se um resultado muito bom, mas como as plantas estão mais sensíveis, convém fazer a limpeza do solo, retirando todas as impurezas para evitar que as pragas voltem e assim, evitar o uso em excesso de produtos para combatê-las. O inverno é também um bom período para o plantio de bulbos. Aqueles que forem plantados no inverno, estarão floridos na primavera. Há várias flores que nascem de bulbos.
Primavera – Estação das flores A primavera é uma estação onde os dias são mais quentes e ensolarados e as chuvas mais regulares. Nessa época, a irrigação deve ser feita mais vezes por conta da temperatura mais alta. O cuidado com o solo é importante, é preciso uma boa adubação, limpeza para retirar todas as impurezas (ervas daninhas, folhas amareladas, galhos secos, etc.), mas é também uma época para plantar novas mudas, sementes, podar árvores mais altas( para que a luminosidade chegue às plantas mais baixas.
A azaléia é uma planta que precisa de poda e floresce muito mais depois de ser podada na primavera. Mas nem todas as plantas podem. É preciso saber qual é a estação adequada para podar cada tipo de planta do jardim.
Verão Como o verão é a estação mais quente do ano, o solo fica mais ressecado por causa da evaporação. Por isso, a não ser em regiões que ocorram muitas chuvas, é necessário nesse período, que as plantas sejam irrigadas com mais frequência.
Também por conta das chuvas, o solo precisa de maior adubação (nessa época as plantas retiram mais nutrientes da terra) com adubo orgânico (húmus, cascas de ovos, esterco…) no solo e em volta das plantas. Não é recomendável podar plantas no verão.