Amores-perfeitos podem ser usados como forração ou bordaduras.
As plantas perenes têm proporcionado a várias gerações de jardineiros uma enorme diversidade de cores, formas texturas e tamanhos de plantas e flores, com florescimento estendendo-se por várias estações, desde os heléboros vendendo a neve no inverno até os crisântemos mais tenazes resistindo ao dias frios de outono. Visto existirem milhares de variedades disponíveis, a parte mais difícil é justamente conseguir escolher.
Plantas perenes no jardim
Em geral as plantas perenes são usadas em bordaduras, com plantas em faixas ou em agrupamentos naturais, exceto em jardins muito formais e geométricos.
O que é uma planta perene?
Basicamente, é uma planta que vive mais do que dois anos, é herbácea, com caules tenros e carnudos, que morre no outono, apesar de haver algumas exceções a isso, como é o caso de gramíneas ornamentais, subarbustos semilenhosos e plantas que perdem as folhas no inverno.
Apesar de a folhagem de quase todas as plantas perenes morrer a cada ano, as raízes conseguem sobreviver aos rigores do frio do Inverno e retomar o crescimento na Primavera. Uma planta perene pode fazer isso durante vários anos, dependendo de diversos fatores.
Coreopsis verticillata, margaridinha-amarela, planta ideal para jardim
Utilizando plantas perenes
É comum encontrarmos bordaduras separadas por um gramado, um caminho ou ambos. Uma cerca, sebe ou parede costuma ser incluída como pano de fundo.
Canteiros projetados par serem vistos de todos os lados são outra maneira de utilizar plantas perenes. Podem ser construídos sob árvores, produzindo um jardim silvestre.
Grama Azul (Blue Fescue) – gramínea ornamental
Plantas perenes nativas de regiões alpinas são as melhores para suavizar as linhas duras de uma parede de pedra ou de um jardim rochoso, enquanto as plantas perenes que toleram muita água podem ser plantadas junto de um riacho ou lago. Um gramado grande pode ser transformado num lindo jardim plantando-se flores de cores vivas ou gramíneas ornamentais.
Plantas perenes, cultivadas em vasos ou jardineiras, transformam um terraço ou pátio num local florido e agradável.