Não há nada mais bonito do que um jardim de flores. Porém, você não quer gastar muito com ele todos os anos. Portanto, um jardim de flores rústico pode ser o que você estava procurando, para ajudar a cortar os gastos, enquanto ao mesmo tempo adiciona beleza ao seu jardim.
Acompanhe os passos abaixo:
- Faça as preparações. Você precisa primeiro decidir o local do seu jardim de flores rústico. O melhor lugar é um canto distante no jardim. Um lugar perto de uma janela, para que você possa olhá-lo e aproveitá-lo.
- Tire o máximo de ervas daninhas que você puder da área que escolheu. Você pode fazer isso usando ferramentas de jardinagem, ou removendo as ervas com as mãos.
- Meça, marque (com um lápis, ou giz) e corte, ou peça a alguém para lhe ajudar a cortar as placas de madeira na forma que você quer; elas ficam muito bonitas se empilhadas com pelo menos duas madeiras de altura. Normalmente, as peças finais são cortadas diagonalmente, não retas. Pense como sendo uma barra (/). Seu objetivo é fazer que as madeiras na frente eventualmente se igualem as laterais.
- Use estacas de metal para prender as madeiras – pregos grandes de carpintaria podem ser aplicados se necessário. Certifique-se de que as estacas prendam as placas de madeira, ou seja, onde as pontas delas se encontram, depois de juntá-las.
- Ponha um limitador de plástico para o leito das flores antes de adicionar a terra. Isso irá manter a terra no lugar.
- Use seu critério para decidir a altura da terra. Entretanto, não preencha o leito até a boca.
- Assim que tiver adicionado a terra, afaste-se e estude onde você quer colocar as plantas. É melhor que a Aspidistra esteja lá atrás e fora do sol; as Vinca ficam lindas se estiverem na frente e podem ser plantadas na sombra, ou meia-sombra, contanto que estejam em um solo rico e úmido.
- Assim que todas as plantas tiverem sido organizadas, pegue a mangueira e levemente borrife o solo e as plantas. Isso ajuda a tirar o ar do solo e deixá-lo mais comprimido. Agora dê um tempo a suas plantas para se ajustarem ao seu novo lar.
- Adicione as pedras vulcânicas ao seu jardim rústico. Use luvas de jardinagem enquanto trabalha com as pedras; depois que elas estiverem no lugar, você pode adicionar pedras maiores, ou uma grande rocha.
Dicas
* Adicionar um sistema de irrigação, como um coelho, ou tartaruga, ou os dois, terá duas funções: poupará você de aguar as plantas e irá decorar o jardim ao mesmo tempo.
* A planta Cóleus tem diversos tipos de cores e formatos de folhagem. É melhor transplantá-la para um pote de barro médio e deixá-la na área do jardim; ela produz flores suaves e pode ser de diversas cores, principalmente as quentes, como laranja. Ela gosta de lugares quentes do jardim, repletos de luz do sol e de um solo rico e úmido.
* A planta Vinca tem folhas brilhantes e atraentes e flores coloridas que podem ser brancas, rosas, ou Liláses; muitas variedades desta planta têm um botão e crescem bastante.
* Você pode adicionar alguns enfeites de jardim, como libélulas e pássaros em sua área de jardim, até mesmo alguns insetos – você quem sabe. Procure na loja de jardinagem mais próxima para ter algumas ideias, como adicionar sapos, esquilos, etc. Isso deixaria o seu jardim mais atraente.
* Cactos funcionam muito bem em um jardim rústico. Você não deve encharcá-los.
* Se a Aspidistra tiver sido plantada debaixo de uma janela, esse é o melhor lugar para ela; deixe a planta secar antes de aguá-la novamente. É melhor não aguar demais esse tipo de planta.
* Procure uma terra de jardim de boa qualidade. Caso seja muito cara, compre sacas de solo enriquecido.
Importante saber
* Quando estiver puxando as ervas manualmente use luvas, já que algumas delas são venenosas.
* Tente fazer com que os caracóis não destruam as suas lindas plantas; há muitas formas de fazer isso. Você pode encontrar diversos itens em lojas especializadas, ou pode procurar formas naturais de resolver o problema, como adicionar pinhões a sua área de jardinagem. Os caracóis não conseguem escalar eles.
*Tome muito cuidado para não danificar as plantas quando estiver adicionando as pedras vulcânicas e outros itens.
* Certifique-se de que o topo das placas de madeira estejam nivelados. Use um nível (com bolha) para verificar o nivelamento. Se um lado estiver mais alto que o outro, quando você aguar o leito a água irá vazar para o lado mais baixo.
Materiais Necessários
* 3 – 4 ou mais sacolas grandes de pedras vulcânicas;
* Diversas pedras grandes, ou uma rocha grande;
* 3 – 4 ou mais madeiras para paisagismo;
* Várias estacas de metal;
* Tenha em mãos: pregos de carpintaria e martelo, ou uma pistola de pregos;
* Diversos tipos diferentes de plantas: Cactos, Babosa, Vinca, Cóleus, Aspidistra e Celósia;
* Ferramentas de jardinagem: ancinho, ancinho de mão e pá;
* Luvas de jardinagem;
* limitador de leito de plástico para manter as ervas daninhas longe;
* Diversas sacas de solo enriquecido (Nota: algumas pessoas gostam de usar estrume);
* Lápis preto, ou fita-giz para construção;
* Trena.