Nome Científico: Oxalis Atropurpurea Regnellii
Nome Popular: Trevo Roxo, Trevo Ornamental
Família: Oxalidaceae
Origem: Brasil, Argentina e Paraguai
Ciclo de Vida: Perene
O Gênero Oxalis tem mais de 800 espécies reconhecidas em todo mundo. Falarei agora do Trevo Roxo (Oxalis Atropurpurea Regnellii). O Trevo é uma planta herbácea cujas folhas são dotadas de três folíolos (folhas), e que crescem espontaneamente nas terras das regiões tropicais e subtropicais. Ele alcança até 30 cm de altura.
Floresce esporadicamente durante o ano e suas flores são campanuladas em branco-rosado. Trata-se de uma planta resistente, persistente e recorrente. A sua reprodução se dá por rizomas que se alastram rapidamente.
No passado era muito cultivado no Brasil devido à bela folhagem marrom-avermelhada. Hoje é pouco usado pelos paisagistas, mas continua muito cobiçado no exterior. Ele deve ser cultivado em vasos e floreiras, mas nunca diretamente no solo, sob pena da perda do controle sobre a planta que fatalmente vai se tornar uma praga de difícil erradicação.
Os trevos costumam entrar em dormência, perdendo todas as folhas. Nesse momento deve-se diminuir as regas até que haja nova brotação. O que deve ocorrer após três ou quatro semanas.
Necessita de muito sol e o solo deve ser rico em matéria orgânica. As regas devem ser feitas para manter o substrato úmido.
Normalmente é cultivado em vasos e jardineiras da seguinte maneira:
- Num balde misturar 1 parte de esterco de galinheiro com 3 partes de composto orgânico e uma parte de areia.
- Proteger o fundo do vaso com brita de granulometria média, colocando por cima um punhado de areia úmida.
.- Colocar a mistura no vaso e plantar os bulbos com 1 a 2 cm de profundidade e espaçamento de 2 -5 cm entre plantas.Iniciar a colocar os bulbos no centro do vaso e ir plantando em anéis até chegar à borda do vaso.
- Regar e manter a umidade.
- Levar para local com sol aos poucos, após a emergência das folhas.
- As folhinhas que murcharem devem ser cortadas e não arrancadas.
- Diminua ou pare com as regas até nova brotação, que deve ocorrer após 3 a 4 semanas
Sunday, 12. June 2011
Que belíssima página!!! Fiquei honrado de encontrá-la. Nesse instante se quer encontro palavras para descrever minha admiração. Nem preciso dizer o quanto amo as plantas e todo o mundo que as compõe. Vocês possuem uma incrível sensibilidade demonstrada nesse blog. Parabéns. Quero ter mais tempo para comentar e pedir algumas dicas pois tenho uma pequena estufa e estou aprendendo a lidar. Tive a felicidade de encontrar esse site pesquisando Trevos Roxos. Só fiquei como uma dúvida: Posso come-los?! Obrigado. André Fábio
Saturday, 3. May 2014
Olá, eu adoro plantas e descobri uma planta no meio da mata, que tem o porte de um arbusto e com lindas flores de cor violeta. esta planta seca e morre no tempo seco e renasce, cresce e floresce no tempo húmido. Só a vi em Angola. Não sei se ela existe em outra parte do mundo e nem sei como se chama. Gostaria de saber mais sobre ela. Gostaria de poder mandar uma foto, mas não vejo como fazê-lo pois não tem a opção de anexar. Assim, se me passarem um endereço electrónico eu poderei enviar a foto. Muito grata.