As varandas e terraços em edifícios têm se mostrado como uma importante extensão do apartamento. Em função da busca constante por uma melhor qualidade de vida, os moradores passaram a cultivar jardins nestes espaços, que além de embelezar, valorizam ainda mais o imóvel.
Sendo assim, em virtude da grande ênfase que têm sido dada, a procura por projetos de paisagismo específicos para estes espaços, torna-se frequente.
- Ou trabalha-se com o plantio das espécies em vasos.
- Ou, elas já existem no local, ou ainda, podemos construir as jardineiras ou floreiras em alvenaria.
Devemos lembrar que para o total êxito na intervenção paisagística, é prioritário o estudo atento de fatores como insolação, ação dos ventos (ainda mais quando se trata de varandas), visibilidade, facilidade de manutenção, solo, resultando, portanto, na escolha adequada dos elementos bem como das plantas a serem utilizadas.
Vários materiais podem ser empregados, como cascas de árvores, troncos, correntes, pedras, bancos, ou seja, materiais e acessórios dos mais diversos, tendo uma preocupação estética e funcional (o que gera praticidade) direcionando a escolha das espécies de plantas e dos arranjos a serem adotados.
Custos
Muitas vezes, o paisagismo se torna supérfluo pela impressão errônea de se tratar de um investimento alto, ao contrário da verdadeira realidade. O custo, geralmente, pode ser facilmente adaptado às condições dos moradores, sempre resultado de um diálogo entre proprietário e o arquiteto ou paisagista responsável pelo projeto.
Além disso, é importante ter como objetivo primeiro, que o projeto seja cuidadosamente executado. Desta forma previne-se dores de cabeça futuros, além de gastos desnecessários com consertos e na pior das hipóteses ter que refazer a obra.
Preserve varandas e floreiras
Eis um ponto muito importante, no caso de floreiras e jardineiras de alvenaria: a impermeabilização, pois sem ela, depois de uma chuva ou de um tempo de uso, a água penetra na estrutura.
O resultado pode ser o aparecimento de manchas na parede (em que está a floreira/jardineira) ou pinga-pinga sob a varanda. Para evitar maiores complicações, é melhor utilizar produtos cujo sistema seja do tipo flexível. Estas áreas acabam sendo muito suscetíveis a trincas devido à exposição ao sol e à chuva – a variação de temperatura as leva a contrair e a dilatar, provocando as conhecidas rachaduras.
A situação é ainda mais crítica nas estruturas em balanço, como em algumas das varandas. Entre os produtos que suportam esse vai-e-vem, existe uma preferência pelas mantas asfálticas moldadas na obra.
Também é imprescindível cuidar do caimento do piso – que deve ser em direção ao ralo, caso contrário, a água da chuva escorre para o piso de salas e quartos, ou pode empoçar em até mais de um ponto do local.
Como proteger a varanda das infiltrações
Floreiras e jardineiras pedem sistema de drenagem (veja ilustrações nas Figs. 04, 05 e 06). Nas primeiras, que são menores, use membrana asfálticas. Já nas jardineiras, eleja mantas do tipo anti-raiz. É importante lembrar que deve haver no projeto a previsão de flores e arbustos sem raízes profundas para não forçar a impermeabilização.
Se você pensou em transformar a varanda de seu apartamento em um mini-jardim ou dar a ela um ar mais charmoso, não perca mais tempo!
Lembre-se que, conforme a necessidade, arquitetos e paisagistas são os profissionais mais indicados para auxiliá-lo a colocar em prática seus desejos, de maneira mais prática e adequada.
Plantas adequadas para Jardim Interno – pleno sol
Acalifa; Agapanto; Agave; Bananeira de jardim; Bananeira do mato; Calanchoe; Camarão; Capim dos pampas; Coleo; Cróton; Dracena; Exória; Filodendro; Fórmio.
Plantas adequadas para Jardim Interno – meia sombra
Afalandra; Amor perfeito; Antúrio; Azálea; Begônia; Brinco de princesa; Bromelias; Clívia; Columéia; Comigo ninguém pode; Cróton; Dinheiro em penca; Dracena; Ixora; coccínea; Filodendro; Flor de cera; Fórmio; Impatiens; Jibóia; Miosote; Moréia; Peperômia; Petúnia; Prímula; Ráfia; Samambaia; Violeta; Violeta africana.
Tuesday, 22. February 2011
Bom dia, quero uma dica de como devo regar minhas plantas. Tenho em meu jadim meia sombra Arondina e Mini Exoria, quantas vezes por dia ou por semana devo regar. No jardim de pleno sol tenho Mini Exoria. E também tenho uma Palmeira Ráfia que fica na varanda sem bater sol. Como devo fazer a manutenção delas e regar.
Desde já agradeço pela atenção.
Gabriela
Tuesday, 6. February 2018
legal gostei muito
Friday, 9. February 2018
CONTEUDO SHOW DE BOLA
Friday, 9. February 2018
obrigado pelas informacoes
Tuesday, 13. February 2018
Bela Página
Wednesday, 14. February 2018
Obrigado! Eu só quero hora dizer.