Você quer ter uma plantinha em casa, mas acha que não leva jeito nem dispõe de tempo para cuidar dela? Então que tal experimentar cultivar plantas que exigem poucos cuidados e são resistentes?
Segue abaixo 3 sugestões de plantas que vão encher a sua casa de beleza e alegria, sem exigir muitos cuidados.
Mini-cactos
Eles são lindos e têm formas muito diferentes. Embora não exijam tantos cuidados, como todo ser vivo, você precisará prestar atenção a alguns pontos.
A escolha do vaso em que você colocará o cacto influenciará no tamanho que ele terá, então quanto menor, menor será a planta adulta. O ideal é que o vaso seja proporcional ao tamanho da sua planta. O cacto gosta de sol, o ideal é tê-lo próximo a janelas ou mesmo na varanda.
Precisa de pouca água, basta regar 1 vez por semana no verão. No inverno a rega pode ser feita a cada 15 ou até mesmo 30 dias, dependendo da umidade.
O ideal é colocar os mini-cactos em vasos de cerâmica que podem absorver o excesso de umidade. Uma dica é colocar pedrinhas ao redor do cacto já plantado, fica muito bonito e também ajuda a preservar a umidade ideal da terra. Casca de fruta picada é uma alternativa de adubo natural para esta planta.
Primavera
A primavera é linda e pode ser uma excelente opção para quem mora em apartamento. Esta planta é muito resistente e se adapta bem às varandas e sacadas.
É importante plantá-las em vasos com 20 a 30 cm de altura e com boca larga. Basta regar 1 vez ao dia, no final da tarde ou comecinho da noite, será uma espécie de momento de relaxamento para você que chega cansada do trabalho em casa.
Bambu-da-sorte ou dracenas
O bambu da sorte, como também é conhecido, parece até obra de arquitetura de tão engenhoso que é. Pode ser cultivado apenas na água ou na terra.
Para cultivá-lo apenas em água, o ideal é usar água filtrada, sem cloro. Troque a água 1 vez por semana.
Gosta de sombra: na natureza o bambu da sorte cresce em meio às sombras de plantas mais altas. O ideal é colocar a planta num lugar com boa iluminação natural, mas que jamais receba luz direta do sol.