Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




paisagismo
Um projeto de Paisagismo bem elaborado, deve levar em conta todos esses fatores e ainda, ser ecologicamente correto e economicamente viável.

As áreas verdes, os parques, a arborização das ruas, as avenidas, as praças públicas, os clubes, os jardins públicos ou particulares, passaram de locais com algumas plantas dispostas sem nenhum cuidado a locais desenhados e com composições de cores, formas e texturas, proporcionando um visual extremamente amenizador e relaxante.

Para cada projeto de paisagismo, existem fatores a se considerar, como o porquê de implantar, onde implantar, como implantar, como manter, que estilo, que cores e quais as características desejáveis das plantas.

Para a arborização de ruas, normalmente cada cidade tem suas regras e modelos estabelecidos por profissionais da área, que irão avaliar ruas, avenidas, praças, parques, jardins públicos e, após, implantar seu projeto de forma mais adequada às condições da cidade.
Quanto a jardins de prédios, de casas, de indústrias ou escritórios, escolas e clubes particulares, há uma série de outros fatores relevantes, e normalmente há mais maleabilidade na realização do projeto.

Porque as pessoas querem plantas nos seus jardins
1. Nas entradas das casas ou clubes, uma composição de cores como tapete de boas vindas.
2. Plantas que emoldurem, contornem algum aspecto como sacadas, estátuas, mirantes, fontes e piscinas.
3. Plantas que delimitem espaços como, por exemplo, em áreas reservadas para relaxamento e estudos.
4. Para valorizar a propriedade.
5. Para áreas de recreação, educação ambiental.
6. Para encobrir algum defeito ou algum objeto visualmente estranho na propriedade.
7. Como quebra ventos, cortinas de árvores ou trepadeiras, para proporcionar maior privacidade.
8. Para atrair pássaros.
9. Para cultivar temperos, ervas ou flores para corte.

Além destes, existem inúmeros outros fatores que estão fazendo com que as pessoas procurem investir nas suas áreas verdes, desde pequenas até grandes.

Paisagismo de Áreas Internas
Nesta área, o paisagismo interno irá complementar a decoração, com seus elementos vivos e coloridos, o que proporcionará uma sensação leve, mas dinâmica.
Pode ser dividido em: jardins internos, jardins em terraços, sacadas e áreas de recreação. Neste tipo de projeto existem, como nos outros, um estudo a se fazer, para que seja atingida uma harmonia entre o ambiente e o jardim.

Fatores a serem considerados:
1. Finalidade (doméstico, comercial ou recreativo).
2. Formas, cores, texturas predominantes.
3. Estilo arquitetônico.
4. Iluminação existente (artificial ou natural).
5. Na medida do possível, o perfil das pessoas que interagem no local.

É extremamente vital para este projeto o conhecimento das características das plantas quanto à sua adaptabilidade e crescimento nos locais. Plantas são ornamentos vivos, que crescem e se desenvolvem, mudam sutilmente com as estações do ano, apresentando sempre um aspecto diferente e necessitando de cuidados constantes.

Cuidados essenciais:
-
Regas periódicas e bem dosadas.
- Adubação periódica, de acordo com as necessidades de cada espécie.
- Limpeza semanal, quinzenal, ou mensal, dependendo das condições da planta.
- Preparo superficial do solo.
- Prevenção e tratamento de pragas e/ou doenças.
- Substituição de plantas doentes ou mortas.

Fator ambiental
Luz
Enquanto a luz interessa diretamente a apenas um só dos sentidos humanos, toda a vida da planta depende dela. É importante observar o local onde vão ser alocadas as plantas. Quantas horas o local recebe luz por dia durante a fase de crescimento?

Por exemplo, um local que é ensolarado durante todo o verão pode ter sombra no inverno. Numa casa ou numa estufa, existe sempre menos luz do que fora. Diante de uma janela, a luz é boa e direta; a 1,50m ou 1,80m da janela, ela ainda é boa, apesar de indireta; no resto do aposento é sombra. O mais indicado seria medir com um fotômetro a diminuição da intensidade luminosa à medida que a distância da janela aumenta.

É preciso levar em conta que as plantas no interior das casas só recebem luz de um lado, enquanto que, ao ar livre, mesmo na sombra, elas a recebem de todos os lados. A reação da planta é orientar-se para a luz e desenvolver-se nesta direção. A luz que emana de uma fonte única provoca a inclinação.

borbo046

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



2 Responses

  1. #1
    Renata Barros 
    Friday, 10. September 2010

    Cara Sonia

    Gostaria de fazer um arranjo com uma trepadeira que achei em um jardim, mas acredito que ela vá morrer, uma vez que está somente em um pedaço de madeira.
    Existe algum produto que eu possa utilizar para preservar a planta, ou que possa ser seca e mesmo assim manter sua beleza?
    Esta trepadeira é do tipo bem comum, feito cipó, mas ficará lindíssima decorando minha parede da sala…
    Obrigada pela ajuda, se puder responder.

  2. #2
    SOCORRO MELO 
    Friday, 24. June 2011

    CARA

    BASTANTE INTERESSANTE, SOU ESTUDANTE DE ARQUITETURA E URBANISMO E SEI O QUANTO É IMPORTANTE O PAISAGISMO. NÃO SÓ NO ASPECTO ESTÉTICO DO AMBIENTE MAIS PELA QUALIDADE DE VIDA DO SER HUMANO.
    BOA SORTE!
    CONTINUA SEMPRE PASSANDO SEU CONHECIMENTO,