Adicionar plantas traz bem-estar e sofisticação à ambientes internos. Plantas pequenas dão cor e vida a mesas, estantes e janelas, enquanto plantas maiores suavizam e complementam a mobília. Como parte da decoração de interiores, as plantas criam uma sensação de arejamento, frescor, e espaço.
Escolha, cuidados e utilização das plantas.
Se você possui dúvidas sobre o porquê algumas plantas prosperam e outras nem tanto, esse artigo é para você. Nós do site Cultivando criamos esse artigo completíssimo exclusivamente para você, como você não encontrará em nenhum outro lugar. Aqui explicaremos tudo o que você precisa saber para utilizar plantas na sua decoração, desde a escolha da planta ideal para o seu local, até os cuidados a serem tomados no cultivo.
Você pode seguir a ordem de nosso tutorial ou simplesmente ir ao ponto que deseja. Vamos lá!
Plantas de interiores podem complementar sua decoração de infinitas maneiras. Se você possui áreas abertas de piso, grandes plantas arquiteturais fornecerão excelentes pontos focais, trazendo equilíbrio ao ambiente.
“Hoje é difícil imaginar um decorador que não utilize sequer algumas plantas em pontos estratégicos do ambiente.“
Plantas de folhas largas e lisas possuem efeito calmante e fazem os cômodos parecem maiores. Plantas de folhagem pequena, de textura fina, geram estímulo, atividade, e fazem com que o cômodo se fique mais íntimo. Um contraste de texturas pode criar um cenário interessante e diverso.
Se quiser, mova a planta na floração
Muitas vezes queremos somente colocar a planta à mostra na sala durante sua floração. Neste caso, podemos mover a planta nesse período e levá-la a um ambiente externo quando as flores já não estiverem mais atrativas.
Mas nem sempre que uma planta tem uma boa estética no local, ela realmente cresce e se desenvolve bem por lá. Muitas vezes não, principalmente devido à luminosidade. Entenda melhor sobre isso na próxima seção.
Quando escolhidas corretamente, as plantas decorativas trazem grandes benefícios a nós e se desenvolvem saudáveis.
Como escolher as plantas?
Escolher que planta utilizar em um ambiente interno não é difícil, mas exige que observemos algumas características da planta e do local onde desejamos colocá-la.
A Luz é o que mais importa
A luminosidade é o fator mais crítico na escolha de uma planta. Só quando a planta tiver a luminosidade ideal para ela, ela dará o melhor de si. As plantas variam consideravelmente quanto à necessidade de luz. Algumas plantas precisam de mais luz, outras de menos, mas vale lembrar que nenhuma planta sobrevive sem luz, todas precisam dela para realizar a fotossíntese, que necessária à sobrevivência delas.
O mesmo ambiente possui diferentes luminosidades, de acordo com a distância às janelas. Plantas com necessidade alta de luz geralmente preferem um pouco de luz direta no decorrer do dia. Plantas de necessidade baixa, geralmente preferem a luz difusa, mais distante das janelas.
Sugestões para decorar seu ambiente:
- Zamioculca
Luz: Alta à baixa
Usos: Folhagem atrativa e tolerância ao descuido
- Palmeira Ráfis
Luz: Alta à média
Usos: Arquitetura da planta com destaque
- Comigo-ninguém-pode
Luz: Média
Usos: Destada arquitetura e folhagem da planta
Dracena-de-Madagascar
Luz: Média
Usos: Destaque da arquitetura da planta
Lírio-da-paz
Luz: Alta à baixa
Usos: Folhagem e floração atrativa e tolera baixa luminosidade
- Fícus
Luz: Média à baixa
Usos: Arquitetura interessante da planta
- Árvore-da-felicidade
Luz: Média
Usos: Arquitetura interessante, ar oriental
- Avenca
Luz: Média e alta, indireta
Usos: Vasos pendurados, destaque à textura das folhas
- Singônio
Luz: Média à baixa
Usos: Vasos pendurados, folhagem