Um jeito fácil e barato de criar um jardim vertical em casa é usar pallet de madeira como suporte.
O aspecto pode nem sempre ser bom, são rústicos, podem vir com farpas, então a dica inicial é preparar o pallet antes de qualquer coisa, lixar e passar verniz marítimo, que dá um up e deixa a madeira protegida de sol ou chuva. Isso vai ajudar a ter um pallet que dure mais.
É possível criar o jardim de duas formas. A primeira é prendê-lo direto na parede e, incluir novas tábuas de madeira como um suporte. Uma base para criar um tipo de cachepot.
Depois, é forrar (esses suportes) com uma manta geotêxtil para fazer drenagem. Assim, podemos evitamos que a terra escorra.
Outra forma é prender os vasos diretos no pallet e usá-lo apenas como suporte. Ele pode ser pregado na parede, ou apoiado em um canto. Basta passar arames nos furos dos vasos (os em formato de meia lua funcionam melhor) e prender no pallet.
E quanto às espécies: quais se adaptam melhor a esse jardim? Vale lembrar sempre que a escolha das espécies tem a ver com o lugar onde elas ficarão.
Plantas de pleno sol são para áreas abertas e ensolaradas. Assim como as plantas de sombra para áreas mais reservadas.
Se a idéia for instalar na área de sol, tem várias opções, como a horta de erva aromática. Plantas pendentes dão charme especial. As suculentas e bromélias também.
Em áreas mais sombreadas, pode abusar da combinação de samambaia e orquídea, as marantas e calatheas, com suas folhagens de cores diversas, prosseguem.
Se não quiser ter trabalho, uma boa opção de planta resistente é a jibóia. Ela é rústica, fica linda e ajuda a filtrar o ar do ambiente.
Se optar por usar o pallet como um cachepô, é preciso ficar atento sobre a escolha das espécies, e colocar no mesmo espaço apenas as com necessidades hídricas parecidas.
Exemplo: não pode colocar hortelã com alecrim, porque elas têm necessidades diferentes, uma vai morrer seca e a outra afogada.