O paisagismo, antes de ser uma arte, é uma técnica.
Técnica por que necessita conhecimentos de botânica, estudos do solo, topografia, disponibilidade hídrica, exposição ao sol/sombra, e combate de pragas.
Assim, cada paisagismo destina-se a um determinado local, levando-se em consideração o estilo arquitetônico do ambiente, gostos e preferências do cliente, sua disponibilidade em cuidados, a presença de animais e crianças, luminosidade, características do solo, dentre outros fatores que dão caráter especialíssimo a cada projeto.
Por isso, um projeto é semelhante a um projeto arquitetônico. Cada detalhe é estudado, as plantas refletem o gosto da pessoa que lá irá viver e tem uma simbologia.
É importante acrescentar que o paisagismo não é restrito a grandes áreas como chácaras, nem mesmo a residências. Todo e qualquer local pode acolher plantas.
E é justamente em espaços mais limitados que os projetos ganham sua importância. O paisagismo pode ser feito em vasos, com árvores frutíferas, exóticas, incluir fontes…
Empresas, escritórios e consultórios também merecem e comportam o paisagismo, transparecendo primeiramente a beleza do ambiente para todos os que ali freqüentam e também a imagem da empresa.
Ou seja, tudo depende de um detalhado estudo do local e do gosto do cliente. Tenha a certeza: o resultado é gratificante.