Quer cultivar uma horta em casa, mas tá cheio de dúvidas? Você tem uma varanda e quer colher suas ervas fresquinhas para temperos e chás, mas bate sol só algumas horas no seu espaço? Sem problemas! Aqui você terá algumas dicas de como cultivar uma hortinha na sua varanda.
Plantas anuais de ciclo curto
Na sua grande maioria, espécies cultivadas em hortas são plantas anuais, ou seja, crescem rápido e duram só 1 ano; algumas poucas, chegam a 2 anos e, da turma dos temperos, só o alecrim é uma planta perene (dura bem mais).
Então, prepare-se para um ritmo bem acelerado de produção de hortaliças, temperos e ervas. Quer um exemplo? Se semear rabanete, em 3 dias, você já verá as plântulas, aquelas folhinhas iniciais do brotinho, despontando na sua estufa.
Se você tem pouco espaço, existem mini-estufas, que são lindas e cumprem bem seu papel. Voltando ao rabanete, se não quer comer suas folhas como uma baby-salad, aguarde 28 dias para colher aqueles lindas, redondas e vermelhas raízes. Horta é jogo rápido.
A hora certa para a colheita
Como são espécies de crescimento anual, as plantas da horta devem ser colhidas no momento certo para o consumo. Se passar do “prazo”, a planta continua a vida e você perderá sua horta.
Quer um exemplo? A alface, se não colhida, continua a crescer, espicha, começa a dar flores e, nesse período, o sabor das folhas é alterado: ficam amargas e não são boas para o consumo. Então, não tenha pena e aproveite para colher, no momento certo, hortaliças frescas e saborosas.
Comece sua horta com plantas adultas
Um truque esperto para quem quer dar uma acelerada no (já rápido) ciclo de uma horta é começar com plantas já adultas. Peixinho-da-horta, alecrim, manjericão-roxo, tomilho, malva-de-cheiro e outras, podem ser adquiridas já adultas, em potes.
A dica ninja nesse caso é: coloque as plantas aos poucos em um ambiente de sol. Como são cultivadas em estufas e com luz solar controlada, colocar as hortaliças e ervas numa área super ensolarada fará mal às folhas e até, causar a morte da planta.
Quantidade de sol para cultivar horta
Não bate sol 8 horas por dia no seu quintal ou varanda? Ainda dá pra cultivar suas plantinhas, só precisa consumi-las mais rápido. Não bate sol de jeito nenhum? Aí, só tem duas opções: usar luzes grow-light, lâmpadas que imitam a onda dos raios solares.
O problema é que esses são equipamentos caros. A segunda e mais barata opção, é colocar os vasos de ervas e temperos o mais próximo da janela e, consumir sem dó! Sempre que houver menos que 8 horas diárias de sol, adquira as plantas já adultas. Horta a partir de semente, só vai pra frente com sol o dia todo.
Escolhendo as plantas certas para sua horta
Para começar com o pé direito e garantir sua colheita, inicie sua horta escolhendo as plantas. Não é porque você vai cultivar ervas aromáticas que essas espécies poe ficar no mesmo vaso.
Por exemplo: alecrim gosta de solo mais arenoso e seco, enquanto o manjericão, de substrato mais compacto e úmido. A dica para identificar o tipo de ambiente é simples, basta observar o formato das folhas.
Se a planta tem folhas pontudas, duras, como alecrim, gosta de vento e ambiente seco. Folhas largas e macias, como o manjericão, preferem mais água e odeia rajadas de vento. Segunda dica dos temperinhos: a hortelã precisa de um espaço só dela. Isso porque, a planta tem raízes invasoras e toma conta do canteiro se der trela.
Montando a horta num vaso
Agora que você conhece essas dicas, que tal montar sua horta e ter ervas frescas sempre à mão? Comece escolhendo um vaso bem grande, Não esqueça de furar o vaso e, mais uma dica, deixe um espaço para que acumule uma fina lâmina de água no fundo, para garantir a umidade do substrato por mais tempo.
Capriche na camada de drenagem, preenchendo o vaso até a altura de um palmo – vale usar britas, seixos de rio e até isopor picado. Cubra com uma manta de drenagem e coloque um pouco de substrato para mudas..
Está tudo pronto para começar os transplantes: remova as espécies escolhidas do vaso original, mantendo o torrão de terra. Para tirar a planta do pote original, aperte as bordas e puxe-as pelo caule, gentilmente. Escolha espécies de “idades” diferentes, para que sua horta dure mais tempo.
Como adubar horta em vasos
Manter sua horta adubada é fácil. Qualquer composto natural é muito bem vindo, como húmus de minhoca, composto orgânico, biofertilizantes líquido (sai da composteira e alguns chamam erroneamente de chorume), até mesmo adubos minerais são opções.
A chave é adubar com regularidade, já que o ciclo é sempre bem rápido. No mínimo, adube mensalmente.
Como identificar problemas na horta
Horta pronta, vasos de ervas e temperos no quintal ou varanda, é hora de ficar esperto e evitar problemas. Veja abaixo como identificar os problemas mais comuns que suas plantinhas da horta.
* planta “esticada” (estiolada), com caule longo e folhas espaçadas: falta de sol.
* folhas enroladas: pragas (neste caso, lagarta).
* folhas murchas e caule pendente, molenga: falta de rega.
* marcas brancas no verso das folhas: cochonilha.
* folhas cheias de manchinhas ou pontinhos: observe de perto, a chance desses pontinhos serem ácaros é bem grande.
Se você não combate de uma forma bem rápida os problemas da sua horta, pode ser que perca algumas plantas. Como o ciclo é bem rápido, às vezes, não dá para salvar suas ervas e hortaliças. Não se preocupe, isso acontece e certeza que, da próxima leva, sua colheita será mais viçosa e verdinha!