Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Quer cultivar uma horta em casa, mas tá cheio de dúvidas? Você tem uma varanda e quer colher suas ervas fresquinhas para temperos e chás, mas bate sol só algumas horas no seu espaço? Sem problemas! Aqui você terá algumas dicas de como cultivar uma hortinha na sua varanda.

horta-em-varanda

Plantas anuais de ciclo curto
Na sua grande maioria, espécies cultivadas em hortas são plantas anuais, ou seja, crescem rápido e duram só 1 ano; algumas poucas, chegam a 2 anos e, da turma dos temperos, só o alecrim é uma planta perene (dura bem mais).

Então, prepare-se para um ritmo bem acelerado de produção de hortaliças, temperos e ervas. Quer um exemplo? Se semear rabanete, em 3 dias, você já verá as plântulas, aquelas folhinhas iniciais do brotinho, despontando na sua estufa.

Se você tem pouco espaço, existem mini-estufas, que são lindas e cumprem bem seu papel. Voltando ao rabanete, se não quer comer suas folhas como uma baby-salad, aguarde 28 dias para colher aqueles lindas, redondas e vermelhas raízes. Horta é jogo rápido.

A hora certa para a colheita
Como são espécies de crescimento anual, as plantas da horta devem ser colhidas no momento certo para o consumo. Se passar do “prazo”, a planta continua a vida e você perderá sua horta.

Quer um exemplo? A alface, se não colhida, continua a crescer, espicha, começa a dar flores e, nesse período, o sabor das folhas é alterado: ficam amargas e não são boas para o consumo. Então, não tenha pena e aproveite para colher, no momento certo, hortaliças frescas e saborosas.

Comece sua horta com plantas adultas
Um truque esperto para quem quer dar uma acelerada no (já rápido) ciclo de uma horta é começar com plantas já adultas. Peixinho-da-horta, alecrim, manjericão-roxo, tomilho, malva-de-cheiro e outras, podem ser adquiridas já adultas, em potes.

A dica ninja nesse caso é: coloque as plantas aos poucos em um ambiente de sol. Como são cultivadas em estufas e com luz solar controlada, colocar as hortaliças e ervas numa área super ensolarada fará mal às folhas e até, causar a morte da planta.

Quantidade de sol para cultivar horta
Não bate sol 8 horas por dia no seu quintal ou varanda? Ainda dá pra cultivar suas plantinhas, só precisa consumi-las mais rápido. Não bate sol de jeito nenhum? Aí, só tem duas opções: usar luzes grow-light, lâmpadas que imitam a onda dos raios solares.

O problema é que esses são equipamentos caros. A segunda e mais barata opção, é colocar os vasos de ervas e temperos o mais próximo da janela e, consumir sem dó! Sempre que houver menos que 8 horas diárias de sol, adquira as plantas já adultas. Horta a partir de semente, só vai pra frente com sol o dia todo.

alecrim

Escolhendo as plantas certas para sua horta
Para começar com o pé direito e garantir sua colheita, inicie sua horta escolhendo as plantas. Não é porque você vai cultivar ervas aromáticas que essas espécies poe ficar no mesmo vaso.

Por exemplo: alecrim gosta de solo mais arenoso e seco, enquanto o manjericão, de substrato mais compacto e úmido. A dica para identificar o tipo de ambiente é simples, basta observar o formato das folhas.

Se a planta tem folhas pontudas, duras, como alecrim, gosta de vento e ambiente seco. Folhas largas e macias, como o manjericão, preferem mais água e odeia rajadas de vento. Segunda dica dos temperinhos: a hortelã precisa de um espaço só dela. Isso porque, a planta tem raízes invasoras e toma conta do canteiro se der trela.

Montando a horta num vaso
Agora que você conhece essas dicas, que tal montar sua horta e ter ervas frescas sempre à mão? Comece escolhendo um vaso bem grande, Não esqueça de furar o vaso e, mais uma dica, deixe um espaço para que acumule uma fina lâmina de água no fundo, para garantir a umidade do substrato por mais tempo.

Capriche na camada de drenagem, preenchendo o vaso até a altura de um palmo – vale usar britas, seixos de rio e até isopor picado. Cubra com uma manta de drenagem e coloque um pouco de substrato para mudas..

Está tudo pronto para começar os transplantes: remova as espécies escolhidas do vaso original, mantendo o torrão de terra. Para tirar a planta do pote original, aperte as bordas e puxe-as pelo caule, gentilmente. Escolha espécies de “idades” diferentes, para que sua horta dure mais tempo.

Como adubar horta em vasos
Manter sua horta adubada é fácil. Qualquer composto natural é muito bem vindo, como húmus de minhoca, composto orgânico, biofertilizantes líquido (sai da composteira e alguns chamam erroneamente de chorume), até mesmo adubos minerais são opções.

A chave é adubar com regularidade, já que o ciclo é sempre bem rápido. No mínimo, adube mensalmente.

Como identificar problemas na horta
Horta pronta, vasos de ervas e temperos no quintal ou varanda, é hora de ficar esperto e evitar problemas. Veja abaixo como identificar os problemas mais comuns que suas plantinhas da horta.
* planta “esticada” (estiolada), com caule longo e folhas espaçadas: falta de sol.
* folhas enroladas: pragas (neste caso, lagarta).
* folhas murchas e caule pendente, molenga: falta de rega.
* marcas brancas no verso das folhas: cochonilha.
* folhas cheias de manchinhas ou pontinhos: observe de perto, a chance desses pontinhos serem ácaros é bem grande.

Se você não combate de uma forma bem rápida os problemas da sua horta, pode ser que perca algumas plantas. Como o ciclo é bem rápido, às vezes, não dá para salvar suas ervas e hortaliças. Não se preocupe, isso acontece e certeza que, da próxima leva, sua colheita será mais viçosa e verdinha!

olhodeágua

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comments are closed.