a – Por sementes - a maioria das plantas se reproduzem por sementes. Elas devem ser colhidas na época certa, selecionadas, armazenadas com o grau de umidade ideal, e quando for usada, deve-se fazer o teste de germinação, algumas sementes precisam ser escarificadas para facilitar sua germinação, por exemplo a sucupira.
Quanto ao cultivo, as sementes podem ser usadas para:
1-plantio direto;
2-semeio para produção;
3-semeio para repicagem, transplantes e produção de mudas
b – Por estaquias - as estacas verdes do caule, raiz, brotos, rizomas, ramas, estolões, servem para a produção de mudas ou para o plantio direto.
c – Por alporquia - este método é mais complexo, serve para a multiplicação de uma planta de porte maior, provocando o enraizamento de um dos galhos de uma árvore, por exemplo.
d – Por enxertia - este método consiste em retirar uma borbulha de uma planta mais produtiva e colocá-la em outra mais resistente às intempéries.
e – Por clonagem: método biotecnológico onde se multiplica, as plantas, por células, em laboratório.
f – Por mergulhia – método onde ramas ou galhos da planta são mergulhados no solo próximo a ela, e depois retiradas as mudas.
g – Por folhas – algumas plantas se reproduzem por folhas – por exemplo: a fortuna
Obs.: cultivar - designação técnica de uma determinada planta com expressiva capacidade de produção dentre as demais da mesma espécie.
Repicagem - operação que consiste em retirar as mudas da sementeira, para outro local (vaso, outra sementeira ou para o local definitivo)