Nome Científico: Mentha pulegium L.
Origem: Mediterrâneo
Família: Lamiaceae
O Poejo é uma das espécies mais conhecidas do gênero Mentha. Esta planta aromática, de crescimento espontâneo, é conhecida há séculos em todo o Mediterrâneo e Ásia ocidental pelas suas propriedades relaxantes e digestivas, quando tomada em infusão.
Planta vivaz, perene, de 30 a 50 cm de altura. Folhas verde vivo, pequeninas e de cheiro parecido com hortelã pimenta, caules frouxos, rastejantes, lançando raízes nos pontos em que entram em contato com o solo. Altura máxima de 15 cm. Floração em forma de espiga arroxeada, branca ou lilás. Pede clima ameno, com muita claridade, mas sem incidência direta de sol, solo leve e rico em matéria orgânica, úmido. Se aclimata também em locais não muito úmidos, ficando bem mais rastejante.
Seu plantio é feito por meio da divisão de touceira e sementes. Suas folhas miúdas e delicadas possuem um sabor semelhante à hortelã. É uma planta de clima tropical.
Na hora de plantar, na horta retire a planta de dentro do vaso, faça uma cova maior que a terra do vaso, coloque a planta, tape bem a raíz. Não aperte a terra deixe-a bem fofinha para maior desenvolvimento da raíz. Após o plantio molhe muito bem sua erva para ela não sentir.