Aromática de folhas ovaladas e pontiagudas e verdes, flores pequenas, brancas e com cheiro, em cacho florescendo entre Julho e Setembro.
Conselhos:
1. Podar as flores mal comecem a nascer para prolongar a vida do manjerico. Porém se queremos plantar os nossos próprios manjericos manter pelo menos algumas para que se obtenham sementes mais tarde.
2. Deve ser transplantado para vasos de barro com uma drenagem excelente para que as raízes respirem e não haja acumulação de fungos.
3. Tem de estar exposto a muita luz, se exposto a sol, até e apenas até 10h e/ou depois das 18hs. Estando exposto ao sol TEM de estar bem regado.
4. Colocar prato com água debaixo do vaso ajuda a manter a umidade nas horas de maior calor. Alguns conhecidos retiram a água à noite obtendo melhores resultados no prolongamento da vida da planta. Evitar deixar secar a terra.
5. A mistura de terra ideal é de 1/3 de húmus e 2/3 de argila.
6. Propagação: Em tabuleiro de propagação por semente, em Janeiro/Fevereiro (em estufas) ou Junho/Julho. A mistura deve ser o oposto da usada para a planta adulta. 2/3 húmus e 1/3 argila. Deve-se manter a mistura bem úmida. A planta aparece em 2 semanas aproximadamente, em poucos dias ganha folhas e força e pode ser transplantada em grupos de 3 a 4 para vasos individuais, onde são tratadas como planta adultas.
É uma planta anual, pelo que é difícil manter de um ano para o outro, mas não impossível. Tudo depende da temperatura do local onde se encontra que não convém ser inferior aos 10 graus centígrados. Geralmente guardam-se as sementes para o plantio da época seguinte.