A echalote (Allium ascalonicum) é uma planta da família das Liliáceas, à qual pertence também a cebola (Allium cepa), sua parente próxima.
Popularmente, onhecido como ascalônia, cebola-de-ascalão, cebola-miúda, cebolinha-branca e charlota-das-cozinhas.
Embora seja largamente utilizada na Europa, a maioria das referências afirma que sua origem é a região da Palestina. Sua chegada na Europa se deu na época das Cruzadas. A semelhança da echalote com a cebola vai além do parentesco: o sabor é bem parecido, mas é mais doce que o da cebola e não sutil como o do alho-poró. Além disso seus valores nutricionais e medicinais são equivalentes aos da cebola.
A echalote é utilizada para temperar assados, grelhados e saladas. Na cozinha, ela tem as mesmas aplicações que a cebola, porém com o sabor menos picante.
Herbácea de ciclo anual, a echalote deve ser cultivada em solo profundo, solto e rico em matéria orgânica. O plantio pode ser feito por sementes, por meio de mudas ou com os bulbinhos (estes dois últimos apresentam resultados mais rápidos).
A planta necessita de luz solar direta e irrigação na dose certa: deve-se evitar os extremos, pois tanto a falta como o excesso de água são prejudiciais. Entretanto, o pior é o encharcamento, que pode provocar o apodrecimento dos bulbos.