A Tanacetum vulgare também é conhecida pelos nomes de cantiga-de-mulata, tanaceto, atanásia, erva-de-São-Marcos, entre outros. É uma erva medicinal encontrada na Europa, América do Norte e América do Sul em abundância.
Cultivo
Clima: Clima temperado. É sensível a seca.
Luminosidade: Sol pleno.
Solo: Arenoso, mas bem drenado.
Propagação: Sementes e divisão de raízes.
Composição:
A cantiga de mulata é uma planta medicinal herbácea perene muito robusta. Possui um talo ereto cerca de 1 m . As folhas são apinhadas com inúmeros folíolos profundamente dentados, com uma cor verde escuro e de aroma forte. As flores são pequenas de cor amarelo dourado agrupadas em capítulos formando um corimbo denso e aplanado. O verão é a altura ideal para florescerem.
Indicações Terapêuticas
É usada principalmente contra parasitas, e também para hemorróidas, pois é tóxica a vermes intestinais.
A infusão das suas flores é usada como um antihelmintico recomendado contra a àscaris e os oxiuros.
Na sua aplicação externa, o seu azeite é usado para combater o reumatismo.
Outras propriedades
Perturbações gástricas, lavar feridas, asma, tosse, bronquite, histeria, problemas nos rins, afecções nervosas, problemas menstruais, flatulência, gota, e epilepsia.
Thursday, 8. November 2012
Boa tarde,
Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo conteúdo do blog e lhes dizer que estou produzindo um guia de plantas medicinais e gostaria de pedir sua autorização para utilizar algumas das imagens em minha publicação. As imagens pelas quais me interesso são as da catinga de mulata. Os créditos serão devidamente publicados dentro do projeto. Por gentileza encaminhe uma resposta para o e-mail:paula@2deditora.com.br
Obrigada
Paula Zanforlin