A fitoterapia consiste na utilização de plantas medicinais para a prevenção
e tratamento de algumas doenças, visando, portanto a manutenção e recuperação da saúde.
Cuidados que devem ser observados antes de utilizar as plantas medicinais
- Utilize somente plantas conhecedoras e de locais livres de contaminantes
- Evite usar misturas de plantas,
- Não utilize durante a gravidez
- Evite o uso de chá laxantes ou diuréticos para emagrecer.
- Evite o uso continuo, de uma pausa de 7 dias após 30 dias de uso.
- Algumas plantas não podem ser de uso interno.
- Em feridas abertas e contaminadas, não se deve utilizar a planta.
- Observe a dose recomendada conforme a idade, lembre-se que as plantas têm efeitos colaterais, usadas de forma abusiva.
- Procure orientações médicas o de profissional qualificado na área de ficoterapia.
Algumas formas de utilização das plantas
Chás
Os chás não devem ser adoçados, (se preferir adoçar com açúcar mascavo, ou mel.).
Os chás quentes devem ser utilizados para resfriados, febre e bronquite.
Os chás frios e sem açúcar são indicados para problemas digestivos.
Infusão: utiliza-se uma ou duas colheres (chá da planta fresca ou seca por xícara (chá)de água).Coloque água fervente sobre a planta e abafe por 5 a 10 minutos. Esse tipo de preparo é recomendado para flores. Folhas de textura fina e caules finos.
Decocção: Utiliza-se uma ou duas colheres (chá) da planta fresca ou seca por xícara (chá) de água. Coloque a água fria na planta e leve para ferver. Folhas ferver por 3 minutos e sementes, raízes ou cascas grossa ferver por 20 minutos. Após esse tempo deixar abafado por 10 a 15 minutos.
Maceração: Coloca-se uma ou mais ervas em contato com água fria, deixando-se por pelo menos 12 horas, ao abrigo da luz e em frasco bem vedado. Deve-se agitar a mistura pelo menos uma vez por dia. Podem-se fazer também os procedimentos combinados, que é a maceração (durante a noite) seguida pela infusão ou pela decocção, conseguindo-se uma gama maior de princípios ativos, principalmente no caso de mistura de partes vegetais diferentes.
Indicações terapêuticas de algumas Plantas medicinais
- Alecrim: Fazer um infuso e utilizar em casos de abscessos, cólica menstrual, flatulência. Tosse, para reumatismo utilizar em banho.
- Babosa: caspa (polpa da folha), fortalecimento da raiz capilar. Evitar o consumo interno em longo prazo, pois pode causar Danos Hepáticos.
- Boldo-do-Chile: infuso com folhas do boldo pode ser usada em afecções hepáticas, Dispepsias, flatulências, afecções gástricas, inapetência, cálculos biliares, debilidade orgânica.
- Camomila: fazer um infuso com as flores para cólica menstrual, conjuntivite (lavar os olhos); ma digestão, febre, insônia, náuseas, nevralgia, obesidade.
- Carqueja: fazer um infuso pra redução do colesterol; ma digestão, fígado, frieiras (lavar o local afetado); distúrbios da menopausa; obesidade; reumatismo; ma circulação.
- Erva-cidreira: fazer um infuso para minimizar azia; cefaléia; insônia; tosse.
- Erva-doce: utilizar um infuso para estimular amamentação e apetite; azia; redução do colesterol; flatulência; ma circulação; verminose.
- Hortelã: pode se fazer um infuso para estimular amamentação; azia; verminose;
- Salvia: Fazer um infuso para gargarejos e bochechos para afta.Amidalite.