Nome Científico: Polygonum capitatum
Nome Popular: Tapete-inglês
Família: Polygonaceae
Origem: Himaláia e Índia
Ciclo de Vida: Perene
Época de floração: Inverno, Outono, Primavera, Outono
Persistência das folhas: Permanente
O tapete-inglês é uma planta herbácea, reptante e perene, que alcança 15 a 20 cm de altura. Sua ramagem é delicada, de cor castanha e as folhas são lanceoladas, pubescentes, com margens e nervuras vermelhas, coloração bronzeada e com desenhos em “V”. As inflorescências são terminais, globosas, verdes, brancas e rosadas, e despontam acima da folhagem durante o ano todo, mas principalmente durante o verão e o outono.
É uma excelente forração, formando belos tapetes, tanto em áreas ensolaradas como em áreas semi-sombreadas. Sua textura e coloração singulares adicionam charme a diversos estilos de jardins. O tapete-inglês acrescenta rusticidade e naturalidade em bordaduras ao longo de caminhos o pedras e também pode ser cultivado em vasos e floreiras. Deve-se evitar sua utilização em áreas de intenso tráfego pois não tolera o pisoteio. Em climas temperados perde a folhagem durante o inverno. Adapta-se ao plantio no litoral.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, bem drenável e preparado com matéria orgânica, com regas periódicas. Uma boa medida para o plantio é 4 mudas por metro quadrado para a formação de um denso tapete. Tolerante a curtos períodos de seca. Exige pouca manutenção, apenas podas para controlar o crescimento e adubações anuais. Aprecia o frio subtropical ou mediterrâneo, desenvolvendo-se melhor nestas regiões.
Multiplica-se por divisão da ramagem enraizada e espontaneamente por sementes.
Obs: Surge espontaneamente em fendas de muros, calçadas, etc.
Saturday, 27. April 2013
Olá agradeço as informações sobre o tapete inglês, foram úteis.
Eles brotaram espontâneamente no muro da frente da minha casa e gostaria de saber se posso colocar uma tela pra que possam cobrir o muro de 50 cm x 3 de largura.
Recebi uma informação duvidosa de que eram “mal aconselhados” no feng shui (por darem origem a possíveis fungos),procurei qualquer supostas co-relações e não encontrei nada.
Adoro plantas e quando aparecem como visitas gosto de recêbe-las bem!
Grata
Silmara
O que acham???