A salvia coccínea, planta herbácea, arbustiva originaria dos EUA, México e América tropical. As inflorescências se formam durante quase todo ano mas em maior numero no verão. Ela deve ser cultivada em pleno sol e pode ser usada em bordaduras ou para formar maciços grandes.
Gosta de terra fértil e irrigação periódica. Cuidado com o nitrogênio pois se estiver em exagero a planta pode ser prejudicada na floração. Após a floração a planta precisaria de uma poda para se remontar. É capaz de suportar leves geadas e seu tamanho varia em torno de 40 cm. Salvia coccínea está ganhando popularidade ano a ano pelo fato de se tornar
perene, recebendo os devidos cuidados. Única “desvantagem” da Salvia coccínea é a tendência de perder as flores abertas no transporte, recomendado assim o plantio verde para que desenvolva as primeiras flores no canteiro final.
Família: Labiátae. Disponível nas cores: coral, branca e vermelha.
Nome científico: Salvia coccínea
Nomes comuns: Salva brilhante, Salva vermelha dos jardins
Habitat: Climas tropicais e sub-tropicais
Folhas: Ovadas, serrilhadas e com pelos. Com uma cor que varia desde verde claro a verde escuro.
Época de floração: Verão e Outono.
Solo: Não tolera solos encharcados. O pH deve ser neutro. Solo profundo em algumas variedades.
Clima: Canteiros ensolarados em climas mais frios e canteiros ensombrados em climas quentes.
Propagação: Semente. Necessita de luz para germinar. Boa germinação entre 21 e 29 ºC.
Cultura: Crescimento rápido. Depois de instalada é pouco exigente.
Classificação de cultivares: Classificadas de acordo com a cor da inflorescência e altura. Os cultivares existentes são:
Blaze of Fire com inflorescências vermelhas e altura compreendida entre 30 a 40 cm;
Cleópatra Series com inflorescências vermelhas, salmão, rosa e brancas, com 30-40 cm de altura;
Phoenix Series cultivares que produzem inflorescências salmão escuro, salmão pálido, vermelho e branco e a sua altura varia entre 26 a 30 cm;
Rambo possui inflorescências vermelhas e podem atingir 60 cm de altura;
Red Arrow tem inflorescências vermelhas e pode atingir 30 cm;
Red Riches que possui inflorescências vermelhas e a altura varia entre 30 a 40 cm;
Scarlet King é um cultivar compacto que possui inflorescências vermelhas longas e atinge 25 de altura;
Scarlet Queen com inflorescências vermelho claras atingindo 25 cm de altura. E por último a os cultivares Sizzler Series que possuem inflorescências cor de cereja,azuis, salmão, vermelhas e brancas e atinge 25 a 30 cm de altura.
Pragas e doenças: Oídeo, míldio, podridões, ácaros, o patogênico Corynespora cassicola , caracóis, lesmas, moscas brancas, tripes.
Grande diversidade de cores e formas. Elevada duração da flor. Com o melhoramento as flores perderam a capacidade de atraírem borboletas e abelhas. A Salvia suporta mudanças bruscas de temperatura: dos 5 – 7 Cº aos 25 – 30 Cº . A temperatura ideal oscila entre os 15 e os 20 Cº.
Tuesday, 30. November 2010
tenho salvias no meu jardim,amo,gostaria de saber como ela tem que ser molhada pois pelo que li não pode estar em solo encharcado,estou molhando todos os dias e bastante, pois no final da tarde elas estão com aparência de muito seca.Aguardo retorno