Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Salva-dos-jardins

A salvia coccínea, planta herbácea, arbustiva originaria dos EUA, México e América tropical. As inflorescências se formam durante quase todo ano mas em maior numero no verão. Ela deve ser cultivada em pleno sol e pode ser usada em bordaduras ou para formar maciços grandes.

Gosta de terra fértil e irrigação periódica. Cuidado com o nitrogênio pois se estiver em exagero a planta pode ser prejudicada na floração. Após a floração a planta precisaria de uma poda para se remontar. É capaz de suportar leves geadas e seu tamanho varia em torno de 40 cm. Salvia coccínea está ganhando popularidade ano a ano pelo fato de se tornar
perene, recebendo os devidos cuidados. Única “desvantagem” da Salvia coccínea é a tendência de perder as flores abertas no transporte, recomendado assim o plantio verde para que desenvolva as primeiras flores no canteiro final.

Família: Labiátae. Disponível nas cores: coral, branca e vermelha.
Nome científico: Salvia coccínea
Nomes comuns: Salva brilhante, Salva vermelha dos jardins
Habitat: Climas tropicais e sub-tropicais
Folhas: Ovadas, serrilhadas e com pelos. Com uma cor que varia desde verde claro a verde escuro.
Época de floração: Verão e Outono.
Solo: Não tolera solos encharcados. O pH deve ser neutro. Solo profundo em algumas variedades.
Clima: Canteiros ensolarados em climas mais frios e canteiros ensombrados em climas quentes.
Propagação: Semente. Necessita de luz para germinar. Boa germinação entre 21 e 29 ºC.
Cultura: Crescimento rápido. Depois de instalada é pouco exigente.

Classificação de cultivares: Classificadas de acordo com a cor da inflorescência e altura. Os cultivares existentes são:
Blaze of Fire com inflorescências vermelhas e altura compreendida entre 30 a 40 cm;
Cleópatra Series com inflorescências vermelhas, salmão, rosa e brancas, com 30-40 cm de altura;
Phoenix Series cultivares que produzem inflorescências salmão escuro, salmão pálido, vermelho e branco e a sua altura varia entre 26 a 30 cm;
Rambo possui inflorescências vermelhas e podem atingir 60 cm de altura;
Red Arrow tem inflorescências vermelhas e pode atingir 30 cm;
Red Riches que possui inflorescências vermelhas e a altura varia entre 30 a 40 cm;
Scarlet King é um cultivar compacto que possui inflorescências vermelhas longas e atinge 25 de altura;
Scarlet Queen com inflorescências vermelho claras atingindo 25 cm de altura. E por último a os cultivares Sizzler Series que possuem inflorescências cor de cereja,azuis, salmão, vermelhas e brancas e atinge 25 a 30 cm de altura.

Pragas e doenças: Oídeo, míldio, podridões, ácaros, o patogênico Corynespora cassicola , caracóis, lesmas, moscas brancas, tripes.

Grande diversidade de cores e formas. Elevada duração da flor. Com o melhoramento as flores perderam a capacidade de atraírem borboletas e abelhas. A Salvia suporta mudanças bruscas de temperatura: dos 5 – 7 Cº aos 25 – 30 Cº . A temperatura ideal oscila entre os 15 e os 20 Cº.

beijaflor7

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. tenho salvias no meu jardim,amo,gostaria de saber como ela tem que ser molhada pois pelo que li não pode estar em solo encharcado,estou molhando todos os dias e bastante, pois no final da tarde elas estão com aparência de muito seca.Aguardo retorno