Um jardim com as plantas apropriadas valoriza a casa toda. Para conseguir um bom resultado, além de pensar no aspecto estético, é preciso garantir um bom controle da erosão hídrica. O gramado tem essa função protetora sobre a terra: amortece o impacto direto das gotas de chuva, preservando a estrutura do solo.
Veja as várias possibilidades para você criar o seu jardim.
1 - Se você quer uma cobertura ótima em áreas de meia-sombra, em climas de quentes a subtropicais, você pode optar por:
* Grama Santo Agostinho (Stenotaphrum secundatum): é ornamental e resiste a uma circulação constante. Suas folhas, de um verde suave, têm uma textura espessa, que dá ao gramado uma densidade média. Desvantagem: é suscetível às ervas daninhas.
* Grama São Carlos (Axonopus compressus): é de um verde intenso e de textura espesso, o que a torna vistosa. Por ter uma trama muito fechada, dificulta o crescimento de ervas daninhas. Tem grande tolerância à circulação devido à sua capacidade de recuperação quando se deteriora. Desvantagem: baixa resistência a períodos de seca, o que exige muita irrigação.
* Grama esmeralda (Zoysia japonica): suporta muito bem a sombra. Resiste ao inverno, embora fique amarelada, mas retoma seu verde natural na primavera. Tolera adequadamente a falta de água. Tem um crescimento muito lento e, portanto, requer pouca manutenção. Desvantagem: como cresce devagar, demora para formar o gramado depois de semeada.
2 – Para cobrir áreas com maior exposição à luz, você pode escolher entre:
* Grama bermudas (Cynodon dactylon): é ideal para áreas de trânsito intenso. Cresce com força e não exige muita manutenção. Sua textura fina compõe uma superfície suave e homogênea verde-escura. É resistente às ervas daninhas. Desvantagens: requer muita luz e, sob temperaturas abaixo de 10º C, interrompe seu crescimento e suas folhas ficam amareladas rapidamente.
* Capim quicuio (Pennisetum clandestinum): é uma cobertura densa e dominante, verde-clara e bonita. Suporta trânsito intenso e é muito resistente às ervas daninhas. Tem grande tolerância à escassez de água. Desvantagem: forma uma camada superficial parecida a um feltro, por isso é preciso revolver a superfície no outono e na primavera para arejar a terra.
3 – Se você quer uma cobertura original, pode optar por outras gramíneas com características ornamentais variadas:
* Trevo branco (Trifolium repens): é trifoliado de cor verde com manchas brancas. Este tapete vegetal mantém a cor o ano todo e é muito resistente ao trânsito. Não precisa ser podado com freqüência e suporta bem temperaturas baixas. Como toda leguminosa, fixa nitrogênio e enriquece os solos pobres. Desvantagem: é escorregadia e suja a roupa.
* Dicondra (Dichondra micrantha): tem a folha arredondada de um verde intenso. É a espécie mais tolerante à falta de luz e se desenvolve bem em lugares úmidos e sombrios onde nenhuma outra grama cresce. Desvantagem: é pouco resistente ao trânsito.