O gênero Pulmonaria consta de 14 espécies de plantas perenes robustas, rizomatosas, de lento crescimento, nativas em bosques da Europa, Ásia e oeste da América do Norte. A origem do nome vem do latim “pulmo”, pulmão, devido ao uso que se faz das plantas de várias espécies.
Precisa de sombra parcial para se desenvolver.
A sua floração começa na Primavera e estende-se por alguns meses. As flores desta planta de exterior são tipo funil. Podem ser de várias tonalidades como vermelhas, azuis, cor de rosa, branco e arroxeadas. Podem atingir 8 polegadas de altura e 24 polegadas de largura.
Para que cresçam de forma saudável, depois que esta planta de jardim deixar cair as suas folhas, elimine o caule e as folhas mortas para motivar o crescimento de novas folhas, tornando assim a planta ainda mais vistosa e bonita. A pulmonária é de fácil manutenção, necessita que seja regada de vez em quando, ficando muito bem bonita num jardim com muita sombra.
A pulmonaria-oficinal é freqüentemente cultivada em jardins como planta ornamental, assim como outra espécie, P. saccharata, com folhas maculadas de branco.
Características terapêuticas
A pulmonária possui algumas propriedades medicinais como ação expectorante, balsâmica, diurética e sudorífica.
É uma planta remineralizante pois é rica em sais minerais.
Contém silício que favorece a cicatrização das lesões ósseas, aumenta a resistência de tecido conjuntivo e aumenta a atividade leucocitária frente às infecções. Deste modo, é indicada para infecções pulmonares, pneumonia, tuberculose e enfisema pulmonar.