Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Soleirolia solerolii

CARACTERÍSTICA DA ESPÉCIE:

Nome científico: Soleirolia soleirolii
Nome popular: Planta da sorte, barba de Moisés”, “lágrimas de bebê” e “cabelinho de anjo”.
Origem: Córsega e ilhas próximas à Itália.
Porte: Planta reptante de até 10 cm.
Florescimento: Final do verão, início da primavera.
Flores: Hermafroditas, minúsculas, branco-rosadas.
Folhas: É o atrativo especial da planta, conferindo, quando em vaso, um lindo efeito pendente e quando plantado no chão, uma textura uniforme de tapete verde.
Ambiente: Meia sombra. Necessita de bastante luminosidade. No frio intenso ela some, reaparecendo na primavera.
Clima: Úmido.
Solo: Com bastante matéria orgânica.
Reprodução: A maneira mais fácil de reproduzi-la é pela ramagem que já possui pequenas raízes nos nós.
Uso: A ”Soleirolia” pode ser usada como forração em locais sombreados. É uma ótima opção para aqueles lugares onde a grama normalmente não se desenvolve.
Indicações de cultivo: Esta planta não é exatamente um feto mas faz parte de uma família relacionada. Gosta de meia-sombra ou luz filtrada. Necessita de muita umidade, de preferência, água no prato e borrifos regulares com um borrifador manual.

A “soleirolia” pode ser adquirida em diversas embalagens ou vasos de cores diferentes. Uma raridade, talvez única no Brasil, seja os vasos de Anagama. São vasos cerâmicos feitos artesanalmente e colocadas uma semana no sol, depois uma semana em um forno, a 1000 ºC, com lenha de Pinus (para que sua resina impregne no barro do vaso) e para que não haja um choque térmico, mais uma semana para esfriar o forno. Após 3 semanas o vaso estará pronto e com impermeabilização e tudo, não precisando passar qualquer produto. Para os que dão valor a raridades… vale a pena.

Pode ser uma planta pendente em vaso mas, também pode ser empregada sob a sombra de árvores, pois cresce como se fosse um tapete, de preferência a meia sombra, em um substrato bem com bastante matéria orgânica e com boa umidade do ar. Não raro, sobe sobre pedras adquirindo até um certo status de invasora. É importante lembrar que não se trata de uma planta pisoteável.

A flor solta fumaça?
Uma curiosidade à parte da Soleirolia, diz respeito às suas minúsculas flores: quando maduras e secas, no menor toque, elas explodem, soltando um pozinho branco como acontece com a Pilea microphylla–“brilhantina”, da mesma família. Nas regas, percebe-se muito bem esse fenômeno. Na verdade são os grãos de pólen saindo do androceu, ou seja: do órgão sexual masculino. Na foto abaixo, vê-se 4 estames masculinos na parte mais apical da flor. O Gineceu (a parte feminina) fica por conta da parte mais baixa e rosada da flor.

Para tê-la em casa por um longo tempo, é só regá-la em dias alternados, sem encharcar. Para que ela não seja atacada por fungos (que podem melar a planta) coloque-a no sol de vez em quando. Melhor ainda, se ela estiver naquele cantinho onde pega um pouco de sol da manhã.

38423

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comments are closed.