Os gramados formam uma agradável composição na paisagem e proporcionam um ambiente calmo, relaxante e, ao mesmo tempo, um convite à prática de atividades recreacionais e esportivas, que integram a família e os amigos.
Embora possa parecer difícil, a formação e a manutenção de um gramado não são coisas muito complicadas.
Os cuidados são sempre os mesmos, mas devem começar antes mesmo do plantio.
Escolha a variedade de grama que deseja plantar e inicie a preparação adequada do solo. Faça sua análise química para determinar as correções do pH e fertilização necessárias, remova as ervas daninhas e, depois, nivele-o, para então efetuar as correções e adubações necessárias.
A escolha da grama adequada ao seu jardim vai depender do clima, do uso a que se destina e da luminosidade disponível. Em geral, para se manter bonito, o gramado precisa de sol.
Se você pretende gramar o local para atividades de recreação intensa ou quadras e campos de esporte, não deve se esquecer que estas áreas estão sujeitas a um grau de exigência bem maior, requerendo, assim, cuidados especiais.
É importante pensar num bom sistema de irrigação. O sistema de irrigação mais indicado é por aspersão. Verifique, também, as condições de drenagem do solo e corrija suas irregularidades com uma camada de areia grossa.