As plantas usadas para forração são espécies que, geralmente, se desenvolvem na horizontal. Muitas são colocadas em canteiros ou grandes jardins, pois cobrem áreas de terra e ainda protegem o solo.
Mas elas também podem ser plantadas em vasos menores ou bacias para dar acabamento ao arranjo e embelezar o ambiente. Conheça nove espécies adequadas para forração:
Torênia (Torenia fournieri)
Apesar de gostar de sol, a torênia prefere temperaturas amenas, Conhecida também como amor-perfeito-de-verão, a planta tem variedades com flores roxas, brancas, azuis ou rosas.
É uma espécie anual, ou seja, precisa ser trocada a cada ano. Prefere o clima frio, mas pode ser cultivada com um pouco de sol.
Azulzinha (Evolvulus glomeratus)
A floração da azulzinha segue por todo o ano e ela pode ser cultivada a pleno sol ou à meia-sombra, mas não suporta temperaturas muito baixas. A espécie se multiplica com facilidade, então preenche o vaso rapidamente.
Em cerca de dois meses o arranjo estará forrado com a plantinha. Durante o cultivo, cuidado com a rega: se a azulzinha ficar sem água, murcha logo.
Falsa-érica (Cuphea gracilis)
As flores da falsa-érica – que nascem brancas ou lilases e, com o tempo, ficam rosa – crescem o ano todo à meia-sombra ou a pleno sol.
Nativa do Brasil, também é chamada de cuféia ou cúfea. Pode ser plantada entre pedras é dá flores arroxeadas ou brancas o ano inteiro. Delicada, não aceita podas e precisa de meia-sombra.
Dinheiro-em-penca (Callisia repens)
A planta dinheiro-em-penca é de pequeno porte. Uma das mais usadas para forração, a planta é fácil de cuidar.
Precisa receber um pouco de sol diariamente, pois, se ficar muito tempo na sombra, enfraquece.
Lambari-roxo (Tradescantia zebrina)
A planta lambari-roxo tem folhas verdes e faixas arroxeadas. As folhas da espécie têm coloração verde escura e faixas arroxeadas.
Se a planta tomar bastante sol direto, a folhagem fica praticamente toda roxa. O cultivo deve ser em meia-sombra.
Hera-da-algéria (Hedera canariensis)
A planta hera-da-algéria é encontrada nas Ilhas Canárias e em algumas regiões na África.
Também chamada de hedera, a planta é muito usada para forração em gramados e grandes áreas, pois consegue crescer em muros e árvores. Pode ser usada em vasos, especialmente se forem maiores.
Barba-de-moisés (Soleirolia soleirolii)
A planta barba-de-moisés é da espécie Soleirolia soleiroli. A espécie tem vários nomes: lágrimas-de-bebê, planta-da-sorte, cabelinho-de-anjo ou lágrima-de-anjo.
Possui folhas minúsculas que forram os vasos com facilidade.
Grama-amendoim (Arachis repens)
Grama-amendoim tem crescimento rápido e baixa manutenção. A planta que pode crescer até 40 cm de altura, apresenta delicadas folhas em formato de gota e pequenas inflorescências amarelas, que se formam durante a primavera e o verão.
Ótima para canteiros e áreas de pouca passagem, ela apresenta crescimento rápido e baixa manutenção. Pode ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra. Tolera secas e encharcamentos, mas não resiste a geadas e ao pisoteio.