Amido (do inglês medieval sterchen, endurecer) – Carboidrato complexo e insolúvel; é a principal substância de reserva das plantas.
Câmbio vascular – Meristema secundário que origina xilema e floema secundários.
Córtex – Conjunto dos tecidos situados entre a epiderme e o sistema vascular.
Cutícula – Camada cerosa ou graxa encontrada na parede externa das células epidérmicas, formada por cutina e cera.
Ddivisões anticlinais – Divisões celulares perpendicular à superfície do órgão.
Divisões periclinais – Divisões celulares paralelas à superfície do órgão.
Eixo hipocótilo-radicular - O eixo do embrião, situado abaixo do cotilédone ou cotilédones, que consiste no hipocótilo e no meristema apical da raiz ou da radícula.
Endoderme(do grego: endon, dentro + derma, pele) – Uma única camada de células formando uma bainha em torno da região vascular, em raízes e alguns caules; as células endodérmicas são caracterizadas por possuírem estrias de Caspary nas paredes anticlinais radiais e transversais.
Nas raízes e caules das plantas com semente, a endoderme é a camada mais interna do córtex.
Entrenós – Espaço delimitado por dois nós consecutivos de um caule.
Epicótilo – A porção de um eixo superior do eixo de um embrião ou plântula, acima dos cotilédones (folhas seminais) e abaixo da folha ou folhas seguintes.
Estômatos(do grego: stoma, boca) – Abertura muito pequena circundada por células-guarda na epiderme das folhas e caules, através da qual passam gases; termo também usado para designar o aparelho estomático inteiro: as células-guarda e o poro formado por elas.
Estrias de caspary – Uma faixa da parede primária contendo suberina e lignina; encontradas nas paredes anticlinais – radiais e transversais – das células da endoderme e da exoderme.
Felogênio – Meristema secundário que origina a periderme.
Fibras do floema – Originariamente, fibra do tecido liberiano; atualmente toda e qualquer fibra extra – xilemática.
Fibra perivascular – Fibra localizada na periferia externa da região vascular, tendo origem fora do floema primário, contrariamente à fibra primária de floema. Frequentemente denominada fibra pericíclica, como também o é a fibra primária do floema.
Gemas axilares – Primórdio de um ramo, formada na axila de uma folha e que fica, muitas vezes, protegida por catáfilos.
Herbáceas – Que tem o porte e a consistência de erva; diz-se do caule tenro, não lenhoso; diz-se da planta cujo caule tem essas características.
Idioblasto – Célula em um tecido qualquer, que difere das demais, pela forma, tamanho, conteúdo, espessura da parede, ou mesmo pela função; pode estar isolada ou em grupos.
Medula – Parênquima incolor que ocupa a parte central de caules e raízes de Angiospermas, Gimnospermas e algumas Pteridófitas.
Metaxilema(do grego: meta, depois + xylon, madeira) – A porção do xilema primário que se diferencia depois do protoxilema; o metaxilema atinge a maturidade depois que a parte da planta na qual ele está localizado completou o seu alongamento.
Nó – Parte do caule na qual se inserem uma ou mais folhas.
Parede cutinizada – Parede primária que recebeu deposição de cutina.
Parede secundária – Camada da parede celular que se forma, internamente à parede primária, após ter cessado o alongamento da célula. A parede secundária tem uma estrutura microfibrilar altamente organizada.
Parênquima interfascicular – Parênquima localizado entre os feixes vasculares.
Periderme (do grego: peri, ao redor de + derma, pele) – Tecido de proteção mais externo que substitui a epiderme quando esta é eliminada durante o crescimento secundário; inclui súber ou felema, felogênio e feloderme.
Procâmbio – Meristema primário que origina xilema e floema primários.
Protoderme: (do grego: protos, primeiro + derma, pele) – Tecido meristemático primário que dá origem à epiderme.
Protoxilema – Primeira parte do xilema primário que amadurece durante o alongamento do órgão vegetal no qual se encontra.
Raio parênquimático – Parte do raio vascular localizado no parênquima.
Sistema dérmico – O tecido de cobertura externo da planta, a epiderme ou a periderme. Também chamado de sistema de revestimento.
Sistema fundamental – Conjunto dos tecidos fundamentais: parênquima,colênquima e esclerênquima.
Sistema vascular – Todos os tecidos vasculares em seus arranjos específicos em uma planta ou em um órgão vegetal.
Substâncias ergásticas – Neoformações produzidas pela própria célula, como certas inclusões citoplasmáticas: cristais de oxalato, grânulos de amido, cristalóides de proteína, etc.