A presença de pragas pode levar ao amarelão das folhagens da Rosa do Deserto, porém, cada caso terá um tratamento diferente.
Se as folhas da sua planta estiver com alguns pontinhos pretos ou brancos pode significar presença de fungos ou cochonilhas.
Aplicar uma solução à base de Hipoclorito (Água Sanitária) poderá resolver o problema em caso de fungos e a solução a base de detergente neutro pode conter a cochonilha.
Se apresentar rugas ou pequenas pintas amarelas nas folhas ou enrugamento pode ser ácaros, uma solução à base de leite de vaca cru pode resolver o problema.
Se apresentar pequenos insetos brancos pode ser cochonilha ou pulgão branco, a solução à base de detergente neutro também é eficaz contra o pulgão branco ou cochonilha.
Se apresentar pequenos insetos alaranjados pode ser o pulgão alaranjado, o tratamento contra a cochonilha também é eficiente contra o pulgão alaranjado.
Se as folhagens apresentar queimadura como se estivesse derramado algum ácido e as folhas começarem a cair é um fungo chamado Antracnose.
Esse fungo murcha as folhas e pode atrair abelhas que pode agravar o problema disseminando o fungo para outras plantas.
Se isso for observado a primeira coisa a fazer é cessar a rega porque a umidade fortalece o fungos,
Remova as folhas contaminadas, tanto as que estiverem caídas no substrato dos vasos, as que estiverem no chão do seu cultivo e aquelas que ainda estiverem nas plantas, coloque essas folhas contaminada em um saco plástico, amarre a boca e coloque para o lixeiro levar pra bem longe.
Depois aplique uma solução de Hipoclorito (Água Sanitária) pulverizando as folhas da sua Rosa do Deserto.