A cagaiteira é uma árvore típica do cerrado encontrada nos estados brasileiro de Goiás, Piauí, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Minas Gerais,
O outro nome pelo qual é conhecida – cagaita-do-cerrado – já deixa claro de qual bioma brasileiro essa fruta é típica, certo? Também pode ser conhecida por orvalha-do-campo ou uvalha-do-cerrado, de acordo com a região em que é encontrada.
Produz um fruto chamado cagaita. Pertence à família Myrtaceae, a mesma da jabuticaba, goiaba, jambo, araçás e eucaliptos.
A cagaiteira floresce entre os meses de agosto e setembro e frutifica nos meses de setembro e outubro. Seu uso pode ser alimentar, medicinal e, por ser muito bonita na época de floração, também é utilizada para arborização.
Características gerais
A árvore de cagaita se chama cagaiteira e pode atingir até 10 m de altura, embora comumente alcance 8 m. Apresenta copa densa de formato variado. O tronco é tortuoso, assim como os ramos, e possui uma casca grossa e fissurada.
A madeira da cagaiteira é muito utilizada em construções, pois possui uma casca grossa e resistente. No paisagismo apresenta estonteante beleza ornamental, com todas as suas fases marcantes. Na época de floração, a copa fica completamente florida e praticamente sem folhas.
Após esta fase, a copa se colore de cor chocolate, cor de suas novas folhas. E no período de frutificação, um amarelo intenso e vibrante contagia a paisagem.
As folhas são utilizadas no preparo de chás que são eficazes contra diarreias e até mesmo podem ser usadas no tratamento de diabetes e icterícia.
A floração acontece entre os meses de agosto e setembro, época em que flores brancas muito perfumadas podem ser apreciadas. A frutificação acontece entre setembro e outubro.