O gerânio pode ser dividido em grupos, tais como: gerânio ereto ou gerânio duro; gerânio pendente; gerânio inglês ou malvão; gerânio cheiroso; gerânio herbáceo e gerânio suculento. Abaixo são relacionados os diferentes grupos e suas principais características.
1. Pelargonium zonale (gerânio ereto): é a espécie mais freqüentemente encontrada, nos centros de jardinagem, usados em canteiros ou floreiras. Os Pelargonium zonale (Pelargonium x hortorum). geralmente requerem um local muito ensolarado, bem arejado e um substrato fértil e bem drenado.
Regiões de clima frio ou temperado livre de geadas são ideais. A floração dura da primavera até o outono e em regiões com temperaturas amenas e lugares ao pleno sol também floresce durante outono e verão (com menos intensidade).
Esta espécie possui variedades precoce, muito florífera e vegetação compacta, sendo freqüente encontrar-se folhas com zonas mais escuras, com três ou quatro cores, com marcas brancas, prateadas, amarelas, púrpura, rosa, laranja, vermelho e folhas amarelas.
As flores podem ser singelas ou semidobradas e encontra-se em hastes eretas e fortes, podendo variar do vermelho, rosa, salmão, branco, púrpura, carmesim e escarlate, havendo até flores multicoloridas.
Existem variedades chamadas de “Dwarf Geraniums” que são gerânios miniatura. Outras espécies possuem pétalas com pontos vermelhos ou cor-de-rosa chamadas de “Birds-egg Geraniums”. Existem ainda, dentro deste grupo, os “Rosebud Geraniums”.
2. Pelargonium peltatum (gerânio pendente): Os gerânios com talos estreitos e folhas com forma idêntica às da hera denominam-se “Ivy-leaved Geraniums” ou “Pelargonium peltatum”. Comporta-se como uma trepadeira e as flores possuem pétalas mais estreitas e com menos cabeças florais.
As flores podem ser singelas ou dobradas podendo encontrar-se de cor carmesim, escarlate, salmão, rosa e branco. As cores fortes e flores duplas são a preferência da maioria do público do sul do Brasil. Nesse grupo, encontram-se os gerânios da série “Pedras Preciosas” (‘Amelit’, ‘Dresdner Granatit’, ‘Dresdner Nealit’).
3. Pelargonium x domesticum (gerânio inglês ou malvão): Os “Showy Geraniums” são híbridos classificados como Pelargonium x domesticum, também denominados como “Martha Washington Geranium”.
O gerânio inglês não tem tanto sucesso no Brasil pelo fato de precisar um período de frio para o desenvolvimento de uma boa floração. Este fato faz com que ele geralmente só floresça após o inverno, durante um período, e depois pra de florescer, até a próxima primavera, ou seja, esta variedade floresce da primavera até o outono.
Ele não é tolerante ao calor e não se desenvolve tão bem no exterior como os outros gerânios. As folhas são denteadas nas bordas e enrugadas. Suas flores são miúdas, muito parecidas com pequenos olhos. e apresentam um hábito mais compacto e pendente.
Precisa menos água do que os outros grupos de gerânios e deve ser cultivado em lugares de pleno sol dentro. Pode-se incluir dentro desse grupo o P. grandiflorum.
4. Gerânio cheiroso: Classe dos Pelargonium de folha perfumada, com diferentes aromas, apresentando folhagem variada e bastante atrativa. Quando se partem as folhas, estas exalam perfume parecido com o odor a rosa, menta, limão, coco. Esta planta libera o seu perfume, em muitos casos repelentes contra mosquitos, simplesmente pela ação da chuva, do vento.
Além da fragrância chamativa, tem folhas ornamentais e um hábito decorativo ou até flores miúdas muito atrativas para borboletas e abelhas. As variedades de porte maior podem ser usadas cortadas dentro de um buquê de flores e assim aromatizar o ambiente da casa. Muito utilizada também em forma seca dentro de saches.
O gerânio cheiroso é um pequeno arbusto, sempre verde, perene. Comporta geralmente temperaturas ate -2°C e passa bem o inverno no sul do Brasil, se plantado perto de uma parede ou abaixo da aba da casa.
5. Pelargonium endlicherianum (gerânio herbáceo): O gerânio de tipo herbáceo, é o Pelargonium endlicherianum que é uma planta perene que possui folhas em forma de coração e, no verão, produz cachos de flores cor-de-rosa. Muito utilizado em decoração.
6. Pelargonios Suculentos (gerânio suculento): São mais sensíveis ao frio e costumam perder suas folhas durante o inverno. Dentro desta tipologia podemos observar as seguintes espécies: Pelargonium echinatum; P. gibbosum; P. glaucifolium; P. tetragonu e P. dasycaule.
Tuesday, 7. February 2012
Lindoo isso aqui,a paz e a tranquilidade…nao dah nem vontade sair.Parabens.!!! Adorei as dicas,de como cuidar das plantas,assim como as informaçoes sobre cada uma delas.Amei.Obgd.Obgd.Obgd. s2
Thursday, 24. May 2012
Cara Sonia. Adoro esse blog sobre os geranios. Achei interessantíssimo, pois não conhecia tantas variedades que existem. Esse ultimo com florzinhas brancas e pintas parece na cor vinho achei um mimo, gostaria muito de saber o nome desse. E se é fácil de conseguir dele no mercado, gostaria muito de te-lo na minha coleção, que aos poucos já vai aumentando. Obrigada. Aguardo resposta . A paz de Jesus. Tania carvalho
Wednesday, 13. June 2012
Cara Sonya, conheci através da internet num site estrangeiro um geranio diferente, o qual fiquei mais apaixonada ainda. Desculpe-me se sou chata, mas preciso de sua ajuda p/ saber sobre esta planta, e se é facil encontrar dela aqui no Brasil, espero resposta. Envio a imagem dela p/ voce saber doque estou falando, vou enviar pelo email. Beijos Tania.
Tuesday, 20. November 2012
Achei muito bacana e gosto muito de pantas tenho tentado achar mudas de geranio estou procurando a cor lilas saberia me falar como consigo esta cor gostei muito desta tambem gerânio inglês ou malvão): como consigo seria possivel fazer enxertia nesta planta? agradeço pela atenção.
Wednesday, 26. March 2014
LINDO!
PAZ,PAZ,PAZ…
QUE BOM QUE AINDA SE PODE ACHAR COISAS BOAS NO MUNDO.
FELIZ AGORA.