Nome Científico: Telopea speciosissima
Nome Popular: Telópea, Waratah
Família: Proteaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Nova Galles do Sul – Austrália
A Telópea é uma planta arbustiva, com ciclo de vida perene, lenhosa, que se plantada em campo aberto pode chegar a 3 m de altura, assim como pode ser plantada em vasos e se manter como no máximo 1,50 cm de altura.
Ocorre naturalmente nas florestas com solo arenoso da região de Nova Gales do Sul. Sua exploração comercial como flor de corte levou a Telópea ser declarada uma espécie protegida.
A planta possui lignotúber (estruturas desenvolvidas por algumas espécies de vegetais para se adaptarem e resistirem a condições adversas do ambiente onde vivem ou viveram no passado ao longo de seu desenvolvimento.
A missão principal do lignotúber é oferecer ao vegetal a capacidade de se defender e sobreviver das intempéries do clima ou da ação antrópica e de predadores: déficit hídrico, geadas, fogo florestal, ataque de pragas, corte das árvores na silvicultura, derrubada das árvores por ventos fortes, etc),
De caule pouco ramificado, pode apresentar uma haste única ou mais ramos, também pouco ramificados. Suas folhas são verde-escuras, coriáceas, rígidas, alternadas, com a nervura central bem marcada e margens denteadas.
Suas inflorescências são grandes e globosas, formadas por um disco floral de até 15 cm, com numerosas flores vermelhas, coroado por brácteas também vermelhas. Suas flores são atrativas para os beija-flores.
Atualmente, há diferentes cultivares de Telópeas, mais adaptadas ao clima frio, à sombra, com florescimento mais precoce ou com flores amarelas, champagne, róseas ou brancas, entre outras características. Floresce de setembro a novembro, podendo em uma só planta abrir até 100 flores.
Apesar de serem difíceis de cultivar no jardim, os jardineiros mais experientes podem se aventurar cultivando telópeas de forma isolada, como destaque, ou em pequenos grupos, em locais abertos ou sob a copa rala de árvores, com sombreamento de no máximo 30%.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo profundo, arenoso, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares. Apesar de tolerar a sombra das árvores, ela floresce melhor sob sol pleno. P
lanta suscetível a pragas e doenças. Podas drásticas nesta espécie, ajudam a controlar pragas e doenças e provocam renovação da folhagem e florescimento. Aplicar apenas fertilizantes de liberação lenta.
Planta originária de clima subtropical, não tolera frio intenso ou ventos fortes. Pode ser multiplicada através das suas sementes, mas a estaquia é mais comum para manter as características da planta mãe.
Saturday, 25. June 2011
OI, FIQUEI ENCANTADO COM ESTA FLOR CHAMADA TELOPEA.GOSTARIA MUITO DE OBTER SEMENTES DELA. COMO FAÇO? MORO EM CACHOEIRA DO SUL – RS – BRASIL