Nome científico: Syngonanthus elegans.
Família: Euriocaulaceae.
Nomes populares: pé-de-ouro, sempre-viva pé-de-ouro, pé-de-prata.
Etimologia: são chamadas de sempre-vivas porque são capazes de manter o aspecto vivo mesmo depois de secas.
Origem: Brasil, na região de Diamantina-MG e alguns locais em Goiás.
Características gerais: planta herbácea, com desenvolvimento em roseta, formando touceiras. Apresenta folhas com grande densidade de tricomas. Forma escapos que tem no ápice inflorescência em capítulo de coloração branca.
O gênero Syngonanthus é composto por aproximadamente 250 espécies, as quais estão distribuídas na África e nas Américas, sendo a maioria na América do Sul.
Condições de cultivo: não necessita de tratos culturais específicos.
Propagação: multiplica-se por sementes.
Curiosidades: comercialmente, alcança altos valores, principalmente no mercado internacional, devido ao fato de conservarem a cor e a forma por longos períodos após sua colheita. As flores podem ser tingidas em diferentes colorações.
Wednesday, 10. October 2012
Por favor,comprei na feira 03 mudas de Sempre Viva que o vendedor disse que era uma espécie cultivada na água.Porém as mesmas estaão definhando e acredito que se continuar assim irão morrer….Adoro plantas !!!Será que voces não poderiam me ajudar,dizendo qual o melhor substrato p/ eu planta-las e se realmente existe uma espécie que se cultiva só c/ água.Desde já Muito Obrigada.Inaiá
Monday, 19. November 2018
Uma observação.
Na serra do Cabral, município de Joaquim Felício MG,produz sempre vivas também, e com um detalhe muito importante. Elas sao mais bonitas que as flores da região de Diamantina. Compradoresde de Diamantina, compram aqui e vendem lá como flores extras, sem explicar esse detalhe.