Dentro as mais de trezentas espécies de plantas do gênero botânico Scutellaria as mais conhecidas no Brasil são a Scutellaria galericulata, a Scutellaria lateriflora, apelidada de Solidéu graças a suas flores lembrarem uma pequena touca (solideis são aquelas espécies de “toucas” utilizadas por bispos católicos) e a Scutellaria baicalensis ou “Solidéu de Baical”.
Estes pequenos arbustos de menos de meio metro de estatura são geralmente cultivados graças as suas numerosas flores azuis que lembram gorros de aproximadamente dois centímetros de tamanho. Algumas pessoas também cultivam scutellarias para fins medicinais graças a alguns componentes químicos encontrados nessa planta, como o tanino.
Como Cuidar
Esta é uma planta que se desenvolve bem em lugares bem irrigados, devemos evitar encharcá-la porém regá-la diariamente de forma a manter seu solo constantemente úmido.
A adição de adubo orgânico antes do plantio pode ser útil para corrigir a falta de algum nutriente no solo, adubação com fertilizante NPK denso em fósforo é também aconselhada para estimular o florescimento.