Conhecidas como rainhas do inverno, os ciclames são originários da região do mediterrâneo. Eles recebem esse apelido devido ao seu florescimento, que acontece final do outono e começo do inverno europeu. Não são plantas altas, variando entre 20 e 30 cm.
Devido ao formato único dos ciclames, cujas pétalas se assemelham a pequenas borboletas com asas fechadas e folhas que lembram pequenos corações, a beleza destas flores chama a atenção.
A variedade de cores é outro fator que faz estas plantas serem tão apreciadas, podendo ser encontradas nas tonalidades: salmão, branca, lilás, rosa, vermelha e um mix de cores, que alguns espécimes apresentam.
Cultivo
Embora sejam ligadas ao inverno, não são plantas que gostam de temperaturas abaixo dos seis graus e, com alguns cuidados, podem ser tranquilamente cultivadas aqui no Brasil.
Elas se desenvolvem melhor em climas úmidos e que variem entre 15 e 18ºC. Embora devam ser exposta ao sol, é importante não deixá-las por mais de quatro horas em contato direto com seus raios. Dê preferência a mantê-las à meia-sombra e longe do vento.
O preparo do solo que receberá os ciclames é outro ponto importante a considerar. Caso o cultivo seja realizado em vasos, deve-se adicionar areia a mistura para ajudar na drenagem da água.
Se for plantá-las em canteiros no jardim, pode optar por colocar pedras. Estas flores não se dão bem com solos encharcados. A rega precisa ser realizada duas vezes por semana, o que deve ser feito, prioritariamente, em intervalo de três dias.
Plantio
O solo que irá receber as sementes deve ser preparado com uma mistura que contenha folhas, areia e húmus. Pode ser usado um tabuleiro para conseguir resultados superiores. Quando as mudas atingem os primeiros centímetros, elas precisam ser transplantadas para recipiente maior.
O período para floração é de 15 meses. No penúltimo mês, a planta deve ser mudada novamente para um vaso maior e posicionada em um lugar que receba a incidência solar por não mais que quatro horas no dia,
Propagação do Ciclame
* As pessoas que possuem prática em jardinagem podem ter mudas partindo de sementes.
* O melhor momento para usar as sementes é entre janeiro e março.
* A sementeira precisa da temperatura variando entre 18 a 24 graus e lugar com sombra.
* O solo deve sempre ser umedecido levemente e a distância entre uma muda e outra deverá ser de 5 cm.
* A troca de vasos deverá acontecer de acordo com o crescimento das raízes.
* O adubo deve ser feito a cada 6 semanas.
* Uma vez diviso o cormo é necessário remover a terra das raízes.
* Os brotos de folhas devem ficar nas duas metades.
* Os cortes devem receber pulverização de enxofre.
Problemas e soluções com o plantio do ciclame
* Muita água pode não só matar o seu ciclame como pode deixá-lo com folhas descoloridas.
* O lugar ideal para a planta ficar é arejado e seco.
* Se as folhas ficam amareladas e murchas é porque o ar está seco e a planta está exposta a temperatura alta demais. O mesmo acontece se ela ficar muito tempo exposta ao sol.
* O solo deve sempre ficar úmido com temperatura variando entre 15 e 18ºC.