Sua planta não floresce? Gostaria de ter um arbusto florido? Tem uma trepadeira que deveria ter pencas de flores, mas não aparece nem um único botão? Então leia o artigo abaixo.
Plantas cheias de flores
O principal fator para plantas florescerem é: sol! Sim, parece meio óbvio, mas muitas pessoas se esquecem que toda espécie clorofilada precisa de luz para crescer. E quando o assunto é flor, aí estamos falando de muita luz solar, não apenas claridade.
Aquele pergolado bonito, ou o caramanchão carregado, só ficará repleto de flores se a planta receber o máximo de sol possível.
Outra planta que dá flores amarelas lindas é a alamanda (Allamanda cathartica), uma trepadeira tropical que floresce quase o ano todo. Mas, para isso, ela precisa de… sol! Se for plantá-la num muro ou em uma treliça, garanta que o local receba luz solar o dia todo.
Nem todas as plantas florescem o ano todo
Além de sol, tem outro ponto que você precisa ter em mente: nem todas as plantas dão flores o ano todo. Muitas delas florescem apenas um período, (por exemplo, o girassol), e ainda assim nas condições certas (caso das tulipas).
Não adianta querer que uma planta se encha de botões e logo se abram pétalas perfumadas, se ela não está no “seu momento”. A temperatura também é muito importante: muitas espécies precisam do ciclo correto para florescer.
Adubar ajuda sua planta a florescer
Mais uma informação que vale ouro: adubo. Florescer envolve um gasto de energia grande para a planta. É como uma gestação: ela fica com mais fome porque precisa de vitaminas.
Mas, no caso da futura-mamãe-planta, ela não tem como acordar no meio da noite e atacar a geladeira! Como a gente faz, então? Deixa a maior quantidade de nutrientes bem fácil para ela pegar quando precisar.
Então, lembre-se de adubar bem. Quanto mais completo o adubo, melhor. O bokashi é sempre uma boa opção, pois ele é natural e possui vários micronutrientes, indo além do básico NPK.