Identificar flores silvestres pode ser uma excelente maneira de aprender mais sobre a natureza. Infelizmente, esta é uma habilidade que exige um pouco de ajuda profissional e então é preciso comprar ou pegar emprestado um “Guia de Flores ou Plantas Silvestres” da sua região. Isto pode se tornar um hobby interessante e pode até direcioná-lo a uma carreira na botânica.
Compre um bom guia e leia os capítulos introdutórios para aprender como usar o “código de identificação”. Demora um pouco para entender este código e é preciso praticar, mas geralmente tais códigos são feitos para serem compreendidos com facilidade.
Aplique este código a várias plantas silvestres que você já conhece, até que consiga usar o código para identificar praticamente qualquer flor ou planta que encontrar na sua região.
Faça parte de um grupo local de naturalistas e estudiosos de plantas para conhecer melhor a flora local (as plantas silvestres da sua região).
Faça uma lista ou anote a localização e a data em que encontrou uma planta nova no seu guia ou diário. Este pode ser um hobby bastante satisfatório e se você decidir ser um botânico ou guia de Parques Nacionais, seu pequeno guia de bolso pode se tornar extremamente útil para consultar quando houver necessidade. Com certeza este guia será constantemente ampliado, durante a sua carreira ou trabalho voluntário.
Deixe a sua família e amigos impressionados com o seu conhecimento botânico. Incentive-os a ajudar na proteção de plantas locais.
Dicas
Se um dia encontrar uma flor ou planta que não está catalogada no seu guia e achar que pode ser uma nova descoberta, tire uma foto dela e fale com um botânico no departamento de botânica de uma universidade ou em um parque local. Eles sempre estão interessados em identificar novas espécies de plantas. Se for realmente nova e for uma descoberta sua, a planta pode ganhar o seu nome.
Achar um guia bom pode ser difícil, pois eles costumam ser específicos e tratar de uma só região, então peça indicações em uma biblioteca local, um departamento de biologia de uma universidade ou em um parque.
Importante saber
* Sempre deixe plantas e flores silvestres no lugar onde as encontrar, para preservá-las por anos e permitir que outros as vejam. Nunca dá pra saber com certeza o quanto a planta é rara, ela pode ser um pouco diferente de outras e, como tal, é importante deixá-la em paz. Leve uma foto, não a planta.
* Guias e dicas sobre plantas silvestres comestíveis nem sempre são confiáveis, então evite dores de barriga e compre a sua própria comida, a não ser que tenha certeza absoluta que a planta é comestível e que não está comendo algo raro ou ilegal.