Esta planta pertence à família Plantaginaceae, o que lhe confere uma estrutura alongada e em formato de cone
Trata-se de uma planta cujo tamanho não ultrapassa o 0,50 cm de altura. Com esta característica, ficamos logo com a noção que é possível colocar em qualquer lugar de forma a garantir uma linda decoração.
As flores surgem em forma de espiga, tal como a lavanda, e as flores são na grande maioria de cor azul, contudo existem vários tons diferentes que lhe poderão dar uma maior variedade de cores. As flores ainda atraem outros insetos, pelo que é preciso ter algum cuidado (no caso das abelhas).
Verônicas são flores perenes, nunca murcham ou perdem folhas, mesmo no inverno. Suas flores, das mais conhecidas, podem ser roxas ou azuis, mas sempre em tom vivo e chamativo.
As verônicas florescem mais grandemente no verão, quando suas flores saem com todo o vigor. Cada planta tem em si várias folhas de oito partes, especialmente verdes – ou então folhas mais acinzentadas, como podem ocorrer em algumas espécies -, que criam uma superfície soberba para as flores.
Cada pé de verônica deve ser posto a pelo menos 15 cm de seu vizinho, para que as flores tenham bastante espaço para florescer sem esmagarem umas as outras.
Para que as verônicas possam se multiplicar, a maneira de disseminação é muito simples – basta dividir uma planta já bem estabelecida e de raízes firmes em mais de uma, durante o outono ou a primavera. Isso pode ser feito em cada a planta aproximadamente a cada três anos.
Apesar de chamar a atenção, a planta não costuma crescer muito, chegando aos 38 cm de altura. Mesmo sendo uma planta de pequeno porte, se desenvolve melhor em solo do que em vasos, o que a torna uma planta ideal para adicionar tons de cores mais frias no seu jardim.
Inicialmente, mais por curiosidade, a cor da verônica varia de acordo com a composição dos substratos do solo, variando entre tons de azul e roxo.
Num primeiro momento, você deve fazer o planejamento do plantio, escolhendo a melhor forma de plantar as verônicas; através de mudas ou sementes, sendo que ambas podem ser adquiridas em lojas para jardins.
O plantio é facilitado quando se planta através de mudas, mas é sempre mais interessante acompanhar todo o desenvolvimento da planta, por isso, algumas pessoas preferem cantar através da semente.
É recomendado que o plantio seja feito no outono, no caso do território brasileiro no geral, pois trata-se de um período em que a planta poderá se desenvolver e criar alguma resistência antes de chegar o próximo inverno.
O solo ideal para a verônica precisa de:
* Neutralidade, pH próximo ao 7;
* Umidade, as regas podem ser constantes, não deixando que o substrato se encontre totalmente seco, mas também sem ficar encharcado;
* Riqueza em matérias orgânicas;
* Adubagem semestral;
* Boa fluidez, para que o solo não fique encharcado.
As verônicas costumam florescer na primavera e a sua floração pode durar até o outono. Por serem herbáceas, as verônicas costumam se envergar no inverno, para que depois os seus brotos possam se desenvolver com mais facilidade.
Por isso, nos períodos mais frios é necessário proteger as raízes destas plantas. Basta colocar, ao redor do caule principal das verônicas, um pouco de serragem ou pedras pequenas, de forma que amenizem as baixas temperaturas.
Este processo é dispensado caso a sua verônica tenha sido plantada numa estufa.