Conhecida como alfinete rosa, essa planta do gênero do Asparagus possui uma beleza ornamental incrível para você usar em seu jardim. Portanto, que tal saber como cultivar o alfinete rosa em sua casa. Sendo assim, ter uma planta que pode atingir até 1,5 m de altura com flores lindas durante o verão.
Embora seja uma planta de origem africana, o alfinete rosa tem se popularizado. Portanto, é fácil ver o cultivo dos jardins nas casas brasileiras com uma incrível facilidade.
Por isso, essa é uma planta que vale a pena você aprender como cultivar para encantar sua casa e seu jardim com sua beleza exótica.
Para ter uma linda floração e um ótimo desenvolvimento, essa planta exige dos cultivadores alguns cuidados básicos que mostraremos aqui.
Substrato e adubação do alfinete rosa
O substrato ideal para o alfinete rosa, tem que ter uma boa drenagem e uma acidez que gire em torno de um pH de 7. Por isso, aposte em um solo argiloso arenoso e invista em reguladores de pH, como por exemplo cinzas de madeiras ou carvão.
Para termos lindas flores, aposte em nutrientes que ajudam no processo de floração. Por isso, invista no clássico NPK em concentrações de 4-14-8 ou 10-14-10, em que o nitrogênio ajudará pelo desenvolvimento dos brotos e folhas, o potássio fortificação dos tecidos vegetais e fósforo ajudará na energia da planta.
Local em que o alfinete rosa deve permanecer e rega ideal
O alfinete rosa é uma excelente planta para incrementar jardins de inverno, pois não gostam de uma exposição direta ao sol, por ser uma planta sensível, os raios solares facilmente causam a queima das folhas e flores. Mantenha sempre em ambiente de exposição parcial aos raios solares.
Em relação a rega, por ser uma planta bem difundida pelo Brasil, a irrigação irá depender da região, fique sempre atento ao solo, pois ele dará o sinal de quando a sua planta precisa de água. Mantenha o solo frequentemente ou sempre úmido mas nunca encharcado.
Melhor período para plantio e quando dá flores e/ou frutos
O plantio do alfinete rosa, pode acontecer durante todo o ano, mas o ideal é plantar durante outono/inverno para que quando chegar o final da primavera já possamos ter lindas flores para nosso jardim.
Desde que estejam nas condições ideais, recebendo luz parcial, adubação em dia e irrigação sempre que o solo estiver seco, é garantia de que seus alfinetes rosas darão flores durante quase todo o ano.
Cuidados especiais com o alfinete rosa
Por ser uma planta de crescimento e desenvolvimento rápido, o alfinete rosa pode chegar a tamanhos consideráveis, por isso, desse modo se faz necessário fazer podas constantes para garantir um controle em relação ao tamanho de sua amada plantinha.
Poda
Como já dito, essa é uma planta que pode ficar grande. Portanto, você precisa podar constantemente para manter um crescimento saudável sem prejudicar a saúde dessa planta.
Mas, nada impede que você a deixe crescer naturalmente. E então, torne-se a grande planta que ela está destinada a ser no futuro, com sua forma rupestre e muito bela para seu jardim.
Então, o cultivo ideal do alfinete rosa é por meio de vasos, cestas ou jardineiras suspensas para serem colocadas em jardins verticais. Evite plantar diretamente no solo para evitar futuros transtornos como o de desenvolvimento e crescimento descontrolado da planta.