A rosa é uma flor de jardim, no entanto podemos ter esta bela e cheirosa flor dentro de casa, na varanda, etc. Um vaso com mini-rosas, alegra muito a casa. Mas, para ter essa flor tão popular no mundo dentro de casa, é necessário cuidados que deve ter para manter a roseira saudável e bonita.
A forma de cuidar de mini rosas é diferente, não se deve cuidar da mesma maneira que se cuida das rosas do jardim, então aí vai uma pequena explicação, de forma simples, como cuidar de mini rosas.
Cuidados da mini-rosa em vasos
Os cuidados gerais a ter com as mini rosas são, as regas que devem ser controladas, isto é deve manter a terra sempre úmida mas não encharcar com água.
Quando o tempo estiver mais quente a rega deve ser diária para o solo não secar completamente, nas estações do ano mais frescas deve regar apenas 2 vezes por semana.
Regue a planta logo de manhã cedinho para evitar as horas de maior calor, convém que as mini-rosas já estejam úmidas nessa fase do dia.
Outro cuidado muito importante é o local onde coloca as mini rosas, as rosas precisam muito de sol para poderem florescer, portanto deve colocar o vaso perto de uma janela, ou em outro local onde receba muita luz diária.
.
Substrato e adubação da mini rosa
Fertilize as rosas regulamente com fertilizantes contendo, nitrogênio, fósforo e cálcio sendo as proporções (5, 9 e 6). Procure usar fertilizante em épocas que as folhas começarem a crescer e sempre após as florações que derem muitas rosas, no entanto, isso vai dar mais força as mini rosas.
Local em que a mini rosa deve permanecer e rega ideal
As rosas mini precisam de espaço onde outras plantas não as sufoquem, esse tipo de planta possui uma grande variedade em cores e tipos, havendo 4 principais variações, que são:
* Minifloras – a planta em si e as suas flores são um pouco maiores do que nas outras variedades, chegando entre 0,5 a 1,2 m;
* Microminis – esta é a menor variedade com tamanhos de 20 a 38 cm de altura, suas flores são tão pequenas que só alcançam 0,5 a 2,6 cm;
* Rasteiras – que possuem galhos que crescem para o alto e depois caem em cascatas, perfeitos para vasos aéreos;
* Trepadeiras – que são as rasteiras que podem ser utilizadas para cobrir suportes como treliças.
Como mudar a mini-rosa de vaso
O vaso onde foi comprado as mini-rosas nunca é aquele que pretendemos que elas fiquem, para umas mini rosas bonitas, tem que ter um vaso à altura. No entanto não deve assim que chega a casa com as mini rosas novinhas, mudá-las logo de vaso.
Tenha calma espere uns 10 dias para elas se habituarem ao novo espaço e depois coloque-as no vaso que escolhido.
Antes de plantá-las precisamos cuidar do solo, para que as mini-rosas se mantenham bonitas. O solo deve ser muito rico, argiloso e que tenha uma boa drenagem da água. O vaso deve ter furinhos no fundo para permitir que a água escoe e deve também conter uma camada de argila expandida no fundo para facilitar essa drenagem.
Antes de transplantar a rosa deve-se molhá-la bem, encher o vaso com 1/3 de terra e fazer uma covinha. Retire cuidadosamente a rosa do vaso onde está, tendo atenção para não danificar as raízes, coloque a planta na cova anteriormente feita e preencha com um pouco de terra os espaços até que ela fique firme.
Regue mais uma vez a mini-rosa e continue regando todos os dias até a mini-rosa pegar.
Manutenção
Não se descuide da mini-rosa. Pelo menos uma vez por semana deve focar-se nelas durante um tempinho, cortar as folhas secas e contemplá-las com carinho de modo a observar se está tudo certo com elas.
Três vezes por ano fertilize a mini-rosa. A adubação ideal para que ela se desenvolva e floresça é a orgânica. As mini rosas são tão pequenas que não é necessário podá-las, a menos que o queira fazer para dar forma à roseira.
Caso decida podá-las escolha os meses de julho ou agosto, e nunca pode as mini rosas antes estarem plantadas.
Pronto, agora você pode ter muitas outras flores que normalmente se encontram em jardins, dentro da sua casa em vasos bonitinhos, precisa apenas de ter alguns cuidados e muita dedicação.