A verbena é uma planta que não ultrapassa os 50 cm de altura e, por isso, é perfeita para inúmeros locais de decoração, como a composição de canteiros, bordaduras, renques e maciços.
Seus caules são finos e suportam folhas alternadas, ovaladas e serrilhadas. Além disso, as folhas possuem uma camada pilosa – pequenos “pelos”.
Nativa da América do Sul, essa planta é conhecida também como “camaradinha”. Após o seu enraizamento, a verbena proporciona uma visão rústica ao ambiente.
A planta verbena é símbolo de perfeição, delicadeza e empatia. Suas pequenas flores melhoram o aspecto de qualquer ambiente em poucos minutos.
Além disso, a espécie tem boa adaptação e é muito fácil de cultivar. Sendo assim, conheça mais sobre as características e veja como cultivá-la corretamente.
Em algumas culturas, a verbena possui alto valor espiritual, sendo utilizada em rituais de adivinhação ou em encantamentos para atrair prosperidade, amor e riqueza. Aliás, o seu nome remete ao sagrado, oculto e misterioso.
No entanto, o que podemos afirmar é que suas flores exalam um perfume maravilhoso, que pode contribuir para melhorar o humor. Aliás, as fragrâncias cítricas lembram o limão e a laranja.
Como cuidar da planta verbena
Muitas pessoas ainda não sabem que as verbenas são plantas medicinais! É isso mesmo, suas propriedades auxiliam no tratamento de diversas doenças que atingem órgãos vitais como fígado, rins e vesícula.
Além disso, acredita-se que o chá das suas folhas possa aliviar os sintomas de problemas respiratórios e tratar infecções. Dito isso, vamos para a parte prática.
Onde plantar verbena?
Pode ser no chão ou em vaso, desde que a planta não fique exposta ao sol pleno o dia todo. Em resumo, verbenas adoram muita iluminação e sombra parcial. Portanto, para mantê-la dentro de casa, a janela é o local ideal.
Por fim, um vaso contendo entre vinte e cinco e 30 cm de profundidade já é o suficiente. É bom deixar a planta receber os raios do sol da manhã!
Como plantar verbena
Verbenas podem ser cultivadas através de sementes, mudas ou estaquias. Em ambos os casos é necessário oferecer uma terra leve e fértil à planta.
Os substratos para plantas floríferas são os melhores. Contudo, você mesmo pode fazer uma mistura de areia, terra de jardim e húmus de minhoca (ou esterco curtido).
O plantio através de sementes é o mais fácil, para isso, basta adquirir os grãos da espécie desejada. Em seguida, faça um buraco de 5 centímetros no centro da terra e deposite a semente. Cobra e faça uma rega para finalizar.
O cultivo por mudas é o mais prático e seguro, bastando apenas enterrar o torrão da planta no substrato. Agora, para enraizar um galho, é necessário retirar um ramo de um planta matriz, contendo pelo menos, dois entrenós. Após isso, enfie a extremidade na terra e regue diariamente, até enraizar.
Cuidados após o cultivo
Na fase adulta o substrato da verbena não pode permanecer encharcado por muito tempo. Desse modo, faça a rega em dias alternados, ou quando perceber que a terra está totalmente seca.
Realize podas periódicas para retirar caules mortos, folhas e flores secas. Finalmente, faça uma adubação a cada dois meses, utilizando esterco ou adubo NPK, e veja uma explosão de flores entre os meses de setembro e março.