É uma planta originária do Texas, nos Estados Unidos, onde tudo é grande, tal como a beleza desta flor. Apesar de não ser uma flor gigantesca, ela compensa na beleza da cor e aspecto das flores da flox. Quando floresce, floresce logo em conjuntos de pequenas flores lindíssimas.
Algumas variedades, como a flox rastejante e a musgoso, crescem próximo ao solo e são frequentemente utilizadas como cobertura de solos.
As cores das flores de flox podem ir do branco ao roxo, apanhando todas as cores e tons pelo meio (vermelho, azul, etc.). Antes do Inverno terminar as flores começam logo a florescer e durante quase meio ano elas se abrirão todas as manhã.
Outras, como a flox de jardim e de prado, produzem plantas mais altas comumente cultivadas em jardins, bordas e canteiros. Escolha a variedade adequada para o espaço do seu jardim e aprecie suas lindas flores em forma de estrela durante todo o verão.
Existem dois métodos de se plantar a flox. Decida qual variedade você deseja cultivar. Todas as espécies de flox produzem flores em uma grande variedade de cores incluindo branco, rosa, vermelho, lavanda e azul.
Variedades diferentes atendem a necessidades diferentes no jardim. Faça uma pesquisa para decidir qual é a melhor para cultivar em sua região. Compre plantas flox em vasos vendidos em centros de jardinagem ou em viveiros para transplantar a qualquer momento durante a estação de crescimento.
O centro de jardinagem da sua região ou viveiro poderão lhe aconselhar sobre quais espécies se desenvolvem melhor em sua área.
* A flox de jardim e a de prado são perfeitas para beiras de jardim, visto que elas atingem uma boa altura e largura.
* As variedades de flox mais baixas são perfeitas para usar como uma cobertura de solo em áreas sombreadas, principalmente porque muitas são resistentes a mofo.
* Também é possível comprar plantas de raízes expostas de uma empresa que faz entregas via correio, mas essas plantas são melhor plantadas na primavera.
Escolha um local para cultivar a flox
Elas são resistentes, requerem poucos cuidados e se desenvolvem bem na maioria dos locais. A maioria das variedades prefere locais ensolarados, mas algumas toleram sombra parcial ou filtrada. Encontre um local adequado para a variedade que você escolheu.
* A flox cultivada em sombra costuma produzir menos flores. Elas também têm um risco maior de contrair doenças, portanto se você escolher plantar a flox na sombra, procure uma variedade que seja resistente a mofo.
Procure um solo que seja úmido, mas com boa drenagem
A flox precisa de muita umidade para sobreviver, mas ela não precisa ser encharcada com água. Para certificar-se de que seu solo tem boa drenagem, observe-o após uma chuva forte. Se você vir água parada e poças, não tem boa drenagem. Se a área estiver úmida, mas não encharcada, deve ser bom para o cultivo da flox.
Are o solo e adicione adubo
A flox gosta de solos férteis, por isso é necessário adicionar um pouco de adubo para garantir que cresçam saudáveis e fortes. Are o solo a uma profundidade de 30 cm e corrija-o com adubo orgânico ou turfa.
Plante a flox ao ar livre após todos os sinais de tempos frios tiverem passado
Cave buracos de 15 cm a 60 cm de distância, dependendo da espécie que você estiver cultivando. Separe as variedades de flox menores de 15 cm a 30 cm de distância umas das outras. Separe espécies maiores a 30 cm a 60 cm de distância umas das outras. Os buracos devem ter duas vezes a largura do conjunto de raiz das plantas. Coloque as plantas nos buracos e bata o solo ao redor de suas bases. Regue a flox após plantá-la.
Cuidados com a flox
Mantenha-as bem regadas durante a época de crescimento; se a terra secar, ela enfraquecerá. Regue na base da planta e não por cima dela. Evite umedecer suas folhas para reduzir as chances de formação de mofo e bolor nelas.
Use um fertilizante bem equilibrado, por exemplo, de composição 10-10-10, o qual contém 10% de nitrogênio, 10% de fosfato e 10% de potássio. Repita a aplicação do adubo quando as plantas estiverem florescendo. Nos anos subsequentes, adicione adubo ao redor das plantas a cada primavera.
Adicione húmus à área ao redor das plantas no início do verão. Faça isso quando o clima começar a esquentar. O húmus ajuda a manter o solo úmido e fresco e a controlar as ervas daninha. Adicione húmus fresco na flox ao menos uma vez por ano.
Com variedades altas, corte os caules deixando cinco a sete em cada planta. Essa poda intensifica a circulação de ar, aumentando as flores e reduzindo as chances de doenças. Corte as pontas dos brotos dos caules restantes para desacelerar o crescimento e estimular o crescimento de caules mais abaixo na planta.
Se você estiver cultivando uma espécie alta de flox, comece quando elas tiverem cerca de 15 cm de altura. As espécies mais curtas que não estiverem sendo cultivadas como cobertura de solo também podem ser podadas quando tiverem de 10 cm a 15 cm de altura.
Remova os grupos de flores mortas das plantas quando o florescimento estiver completo. Algumas variedades florescerão outra vez se você podar as flores murchas.
Divida as plantas a cada três a cinco anos para propagá-las e prevenir aglomeração
Cave toda a planta e retire-a do solo para que você possa ver a estrutura da raiz. Corte pedaços com brotos e botões da parte externa dos grupos da planta. Se a parte interna do grupo tiver ficado lenhosa, corte e descarte as partes lenhosas. Replante um pedaço da planta original de volta no buraco. Plante os outros pedaços em outros buracos.
Dicas
Também é possível propagar a flox com mudas. Corte 7 cm a 10 cm dos caules que não têm botões de flores. Remova as folhas dos 2 cm a 5 cm do fundo dos caules e então coloque-os em água. Deixe-os em uma área ensolarada até que as raízes tenham se desenvolvido, então plante-as no solo.
Importante saber
As sementes que as flores mortas deixam cair geralmente são estéreis. A flox que cresce a partir dessas sementes não produzirá flores com a mesma cor das flores da planta original. A maioria das mudas tem flores de cor magenta claro.
Saturday, 24. November 2018
Muito interessante estas informações gostei