A Érica roxa é uma planta super resistente, que não demanda cuidados muito elaborados, além de não necessitar de adubação frequente e gostar de solo úmido.
Você pode cultivar a sua Érica em locais abertos, como jardins e quintais. Ela se adapta muito bem ao sol e dá flores o ano inteiro, deixando qualquer espaço mais alegre e bonito.
Cuidados com o solo
Para plantar a Érica, você precisará preparar o solo antes. Você pode utilizar adubo natural nesse processo, mas não precisa de muito. Além disso, a Érica prefere solos mais aerados e permeáveis, que não retenham água.
Regando sua plantinha
A Érica é uma florzinha que prefere solo úmido, sendo assim, é necessário regá-la de tempos em tempos, pois se houver falta de água, suas folhas secam e a planta não floresce mais nessas áreas. Então, o ideal é regar periodicamente, mas sem encharcar a terra.
Plantando a Érica
Você pode plantá-la a partir de sementes ou através de galhos retirados da planta. Basta tirar as folhas do galhinho e colocar na terra. Feito isso, coloque em um local que tenha sol e regue quando perceber que a terra está seca.
Assim o galho criará raízes e irá se desenvolver. A Érica não cresce muito, em vasos ela pode atingir 30 cm e diretamente no chão, pode chegar a 50 cm no máximo.
Como usar sua plantinha
A Érica é bastante utilizada para fazer cercas vivas ao redor de jardins e piscinas, pois ela se comporta como um arbusto e por ela não crescer muito, não precisa de podas regulares.
Mas caso você não tenha espaço para plantá-la diretamente no chão, é possível criar a Érica em vasos. Assim sendo, escolha um vaso grande para que suas raízes não fiquem apertadas e sem espaço.