A flor astromélia é originária da América do Sul, mais especificamente no Chile, Brasil e Peru.
Esta planta desenvolve-se melhor em regiões com os climas Equatorial, Continental, Mediterrâneo, Temperado e Tropical, pois necessita de som intenso para crescer saudavelmente.
A flor é encontrada na cor rosa claro, mas podem variar de tonalidade se for geneticamente modificada.
A planta tem o nome científico de Alstroemeria hybrida, podendo ser conhecida popularmente como Alstroméria, Carajuru, Lírio-de-Luna, Lírio-peruviano, Lírio-dos-incas ou Madressilva-brasileira. Além de pertencer à família das Alstromeriacea, o que lhe confere a característica de bulbosa.
Ela gosta de sol, mas não de calor excessivo. No entanto, a maioria dessas espécies não suporta o frio, por isso, escolha um local com luz solar direta pela manhã e sombra parcial à tarde, por exemplo.
Evite também locais com muito vento, pois isso pode ressecar ou quebrar as hastes delicadas da planta.
A espécie apresenta caules eretos e ramificados na base que, em geral, se desenvolvem de 20 a 25 cm de altura.
As folhas nascem no topo dos ramos, sendo classificadas como oblongas (têm forma arredondada e são mais compridas do que largas) e revelam um comportamento atípico em botânica, pois voltam-se para cima.
As flores apresentam seis pétalas iguais e duas pétalas diferentes. Elas são parecidas com os lírios, motivo pelo qual se diz que as astromélias são lírios em miniatura.
Para cultivar, é preciso um solo bem drenado e rico em matéria orgânica, optando por vasos com furinhos ou sistema próprio de drenagem, assim você garante que a terra nunca fique encharcada.
Inclusive, a rega deve ser feita regularmente, mantendo o solo sempre úmido, mas nunca encharcado. Evite molhar as folhas e as flores, já que isso pode favorecer o aparecimento de fungos.
Se você desejar, é possível adubar com um produto que estimule a floração, como os fertilizantes ricos em potássio e fósforo.
Um dos pontos mais legais da astromélia é que ela floresce basicamente durante todo o ano, mas com mais ênfase nos períodos da primavera e verão.
Suas flores duram cerca de duas semanas e podem ser cortadas para fazer lindos arranjos ou buquês, enquanto a planta em si dura cerca de três anos, desde que bem cuidada.
Uma dica de ouro para sua astromélia sempre ter flores lindas: corte as hastes secas depois da floração. Assim, novas brotações são estimuladas e a planta fica sempre deslumbrante.