Bem fácil de cuidar, as peperômias exigem um pouco de atenção no verão, quando deve receber mais água. A peperômia pode durar mais de seis meses e chega a medir mais de 1 m. A Peperômia não pode pegar sol direto, apenas pela manhã é e muito usada dentro de casa.
Ela gosta do lugarzinho onde está. A cada dois dias, a rega deve ser feita com 400ml. Se estiver calor com tempo seco, pode ser feita todos os dias.
Ela gosta de borrifos de água nas folhas dela, pelo menos fica bonita.
Caso a pendente não esteja crescendo, utilize o adubo NPK 10-10-10, a cada três meses. O fundo de todos os vasos deverá ser revestido de uma camada de 2 cm de cacos de barro, telha quebrada, brita ou mesmo a argila estendida, ideal também é colocar uma manta bidim, para garantir uma drenagem eficaz e não encharcar a raiz planta o que pode levá-la a morte.
Para quem usa aqueles pratinhos embaixo do vaso, para evitar molhar o chão, importante lembrar dos perigos da dengue, por isso coloque areia nesses pratinhos evitando assim a propagação desse mosquito tão perigoso.
Outro tipo de propagação, é que todas as variedades podem ser propagadas a partir de estacas de 5 – 8 cm de comprimento.
Corte as estacas na Primavera e insira várias num vaso de 5 – 8 cm contendo uma mistura ligeiramente umedecida composta de partes iguais de turfa e areia grossa ou perlite. Mantenha as estacas a uma temperatura de cerca de 18ºC, expostas a luz forte, mas afastadas do sol direto, e regue muito escassamente.
As folhas podem também ser usadas para propagar, devem ser usadas folhas jovens, mas totalmente desenvolvidas. Mesmo partes de uma folha da P. argyreia podem enraizar (pode cortar a folha em quartos e colocar as partes cortadas em contacto com um meio propício ao enraizamento).
No entanto, é mais fácil enraizar com êxito todo o limbo da folha com um pedaço de pecíolo num vaso de 6 cm com uma mistura própria para enraizamento ligeiramente úmida e enterre-o até ao ponto em que a superfície do limbo se junta ao pecíolo.
Regue escassamente a folha assim plantada até se verificar enraizamento e umedeça a mistura apenas quando a mesma estiver quase seca.
As estacas enraizarão ao fim de quatro a seis semanas. Os pedaços de folhas podem levar um pouco mais. Mude as estacas ou os pedaços de folha com raízes para vasos maiores apenas quando estes encherem completamente os vasos e a planta necessitar claramente de mais espaço.
Dicas
Plantas: sempre ter em mente que estamos tratando de um ser vivo, para a sua sobrevivência, precisam de como água, nutrientes e iluminação. Nenhuma planta é capaz de crescer sadia com a ausência de luz. Algumas conseguem viver com iluminação indireta, outras precisam de várias horas ao sol.
O tempo necessário de exposição à luz pode variar de planta pra planta. Outras nem resistem à exposição aos raios solares direto. As plantas crescem sempre na direção da iluminação, por isso, para que cresçam de maneira uniforme, o ideal é girar o vaso periodicamente.
Plantas bem adaptadas não precisam de mudanças. Evite mudá-las de local, tentando manter os vasos sempre recebendo luminosidade de acordo com suas necessidades. Pois as plantas podem se ressentir com as variações de luz.